Publicado em 02/07/2024 - 18:40 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Feira Refúgio em Foco será realizada no pátio da Prefeitura, na Cidade Nova, nesta quarta-feira
A variedade de produtos e de comidas de diversos países do mundo são os atrativos do evento -Divulgação

Delícias do mundo, moda, artesanato e cultura de vários países da África e América Latina. Assim é a Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, que será realizada nesta quarta-feira (3/7), na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, das 10h às 17h. Realizado pela Secretaria Especial de Cidadania, o evento terá 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Peru, Uruguai e Venezuela que residem na cidade.

A variedade de produtos e de comidas de diversos países do mundo são os atrativos do evento. Roupas, tecidos africanos, com suas belas estampas, e bandeiras de todas as nacionalidades são um dos destaques de decoração. Há também acessórios, como bolsas e peças em artesanato, bijuterias em trançados, aço, pedras naturais e macramê.

O Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira ressalta a importância do evento para ampliar a integração e as oportunidades profissionais para a população de imigrantes e refugiados.

– A feira Refúgio em Foco é um espaço precioso para empreendedores que vivem em nosso município, tanto no que se refere à troca cultural quanto para dar maior visibilidade ao seu trabalho. As edições especiais, em parceria com outras instituições, abrem ainda mais esse leque de oportunidades.

Uma das novidades é a barraca de brinquedos artesanais Aprendiendo brincando, sob a batuta do venezuelano Reinaldo Martinez. Ela conta com produtos multicoloridos e educativos, que são um diferencial em relação aos brinquedos tradicionais. Também presente, a barraca Mundo Multicultural, dos alunos do CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante), reúne delícias como italiano completo (Chile), alfajor e brownies (Argentina), quibe (Síria), torta de maçã (Alemanha), empanadas (Rússia) e lanches da Ucrânia.

Entre os produtos que já viraram tradição na feira, destaque para pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly, o bacalhau às natas, da angolana Mada; a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios variados, e o patacon da colombiana Margarida, feito com massa de banana da terra e recheios diversos. No quesito bebida, um dos destaques é o mangachu, delícia típica do Congo e à base de gengibre.

Serviço:

Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais
Data: 3/7
Local: Centro Administrativo São Sebastião (CASS)
Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova

• 2 de julho de 2024