Portal Contas Rio: Conheça as novas 5 funcionalidades

Publicado em 03/01/2020 - 15:08 | Atualizado em 03/01/2020 - 15:11
  • Portal Contas Rio: Conheça as novas 5 funcionalidades

Nesta sexta-feira (03/01), a Controladoria-Geral do Município divulga, por meio da Resolução CGM n.º 1596/19, uma série de mudanças para contribuir com a ampliação das informações, consultas e dados abertos no Portal Contas Rio.

A partir de agora, os usuários terão acesso as seguintes funcionalidades:

1) Implantação do módulo “Despesa com Pessoal e Diárias” que permite ao cidadão obter informações dos valores das diárias recebidas por servidores municipais quando da realização de viagens custeadas pelo Município, bem como o acesso às remunerações dos servidores constante do Portal Transparência Rio;

2) Inclusão no módulo “Despesas” das informações do “Número de Empenho” e da “Ordem de Pagamento”;

3) Inclusão no módulo “Contratos” da opção de consulta “por espécie”, sendo ainda possível nessa consulta realizar pesquisas por “Parcerias Voluntárias” (Lei Federal nº 13.019/2014).

4) Nova denominação do módulo “Prestação de Contas” que passa a se chamar “Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis”.

5) Melhoria na funcionalidade de download de arquivos no módulo “Dados Abertos”, permitindo o acesso às informações de todos os exercícios (completo) diretamente, além de manter a opção de acesso por exercício.

As alterações buscam permitir o acesso à informação disponibilizada em linguagem simples, acessível e com navegação amigável, tanto no formato de tabelas, gráficos e em arquivos com dados abertos. Elas ajudam também promover a transparência das contas públicas e facilitar o acompanhamento pelo cidadão da Gestão Municipal, além de possibilitar o controle social e auxiliar no combate à realização de atos ímprobos, estando alinhada aos Eixos X e XI do Sistema de integridade Pública Responsável e Transparente – Integridade Carioca, instituído pelo Decreto Rio nº 45.385, de 23 de novembro de 2018.

Categoria:

• 3 de janeiro de 2020