Publicado em 08/08/2019 - 17:19 | Atualizado em 08/08/2019 - 17:25
  • Início/
  • /
  • Controladora-Geral integra debate em conferência nacional com o tema Compliance na prevenção de riscos à saúde

Promovido pela Prefeitura, o Convisa Rio contou com palestrantes de todo o Brasil para tratar de temas como desburocratização da fiscalização, sustentabilidade e segurança alimentar

Sustentabilidade, atuação em eventos de massa, cuidados com as zoonoses, segurança alimentar e a desburocratização da fiscalização. Para tratar desses e outros temas voltados à prevenção de riscos à saúde pública, a Prefeitura do Rio de Janeiro promoveu a primeira edição da Convisa Rio, Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro. Com palestrantes de todo o Brasil em 16 mesas de debate e espaço para a apresentação de trabalhos científicos e uma exposição com fotografias, documentos e outras peças do século passado, o evento aconteceu nos dias 6, 7 e 8/9 e marca o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto.

Nesta quinta-feira (08/9), a CGM-Rio foi representada no encontro pela Controladora-Geral do Município, Márcia Andréa dos Santos Peres, que integrou o debate com o tema do Compliance na regulamentação e fiscalização dos processos relativos à prevenção de riscos à saúde pela Administração Municipal. Márcia Andréa lembrou à plateia sobre o papel e a importância no assunto dos Sistemas de Integridade e de Compliance do Município do Rio de Janeiro, instituídos pela Prefeitura em 2018. O outro integrante da mesa foi o Presidente do Conselho de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Humberto Mota Filho, falando sobre Ética Empresarial e Ambiente de Negócios: Programas de Integridade Efetivos.

Organizada pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) e pela Secretaria Municipal de Saúde, a conferência aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Além da troca de experiência, o evento divulgou projetos da área desenvolvidos pela Prefeitura, como programas de zoonoses (doenças transmitidas aos homens por animais), roteiros de fiscalização em eventos de massa e inspeção agropecuária que em 2019, com a implantação do Código Sanitário do Rio, passou a ser missão do município.

Categoria:

• 8 de agosto de 2019