Túneis Marcello Alencar e Rio450 fecham para vistoria nesta quarta-feira, 10/06

Publicado em 09/06/2020 - 16:17 | Atualizado em 09/06/2020 - 17:27
Cdurp e CET-Rio alertam motoristas sobre horários dos fechamentos que fazem parte da mudança de operadora dos túneis do Porto Maravilha. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), informa que os túneis Marcello Alencar e Rio450 serão fechados para vistoria e testes simulados para protocolos de emergência amanhã, 10/06, em três momentos distintos. O fechamento faz parte da mudança na operação dos túneis com a substituição da Concessionária Porto Novo pela SD Engenharia, contratada pela Cdurp desde 5 de junho.

Motoristas devem ficar atentos e utilizar percursos alternativos nos horários abaixo de acordo com o trecho fechado para vistoria e testes:

Túnel Prefeito Marcello Alencar

1 – Fechamento da Galeria Mar – Pista sentido Rodoviária – Fechamento das 5h às 10h do dia 10 de junho de 2020

2 – Fechamento da Galeria continente – Pista sentido Aterro do Flamengo – Fechamento das 15h às 20h do dia 10 de junho de 2020

Túnel Rio450

3 – Fechamento das 11h às 14h do dia 10 de junho de 2020.

A partir do dia 11, quinta-feira, as equipes da SD Engenharia assumirão o Centro de Controle Operacional sob a coordenação da Cdurp com o apoio da CET-Rio, e os túneis voltam a funcionar normalmente.

A nova operadora dos túneis Fundada em 2002, a SD Engenharia Ltda., atua nas áreas Ambiental, Agrônoma, Civil, Elétrica, Transportes, Automação e Mecânica. Sua experiência abrange trabalhos para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Administração Hidroviária da Amazônia Oriental (Ahimor), com operação e manutenção das Eclusas e Canal de Navegação da Hidrelétrica de Tucuruí. No Rio, presta serviços de engenharia para a Prefeitura do Rio, para a Fundação Instituto das Águas do Município nas obras do Rio Maracanã. Também teve contratos com a DHL Logistics (Brazil) Ltda, Infraero, Funasa e as prefeituras municipais de Itaboraí, Areal e Maricá.

Túnel Prefeito Marcello Alencar

Parte da nova Via Expressa que substituiu o Elevado da Perimetral, o Túnel Prefeito Marcello Alencar liga a Praça Marechal Âncora ao bairro do Santo Cristo atingindo uma profundidade de 43 metros abaixo do nível do mar. Cada galeria tem 3.370 m de extensão.

O túnel segue normas internacionais de segurança. Tem duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias com distância aproximada de 300 metros entre elas – duas voltadas também ao acesso de veículos em atendimentos de emergências. A operação de cada galeria dispõe de oito conjuntos balizadores de faixa (equipamento conhecido como seta-xis) que indicam a condição de tráfego de cada faixa, 186 caixas de som para megafonia, 51 telefones de emergência (call box), seis Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e 22 jato-ventiladores divididos em 11 pares 100% reversíveis. Sensores de gases CO e CO², detecção de calor e opacímetros também fazem parte dos equipamentos da via que tem ainda 1.430 luminárias monitoradas por meio de telegestão.

Túnel Rio450

Inaugurado no aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, foi primeiro túnel construído abaixo do nível do mar, atingindo 40 metros em seu trecho mais profundo. Integra a Via Binário do Porto com uma galeria, com 1.480m, como ligação da Av. Presidente Vargas com o Santo Cristo.
Entre seus equipamentos para operação estão o sistema de drenagem de águas pluviais composto por dutos, cinco bombas e cisterna com capacidade útil para armazenar 370 mil litros de água. Trinta e duas câmeras de segurança com tecnologia DAI (Detecção Automática de Incidentes) monitoram a via 24 horas por dia e 12 jato-ventiladores do sistema de exaustão estão sempre prontos para escoamento de partículas ou fumaça.