Trechos da Avenida Borges de Medeiros serão interditados para serviços do programa Asfalto Liso

Publicado em 12/08/2022 - 19:15 | Atualizado em 12/08/2022 - 19:50

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e da CET-Rio, informa que, a partir de segunda-feira (15/8), haverá interdições na Lagoa para serviços do programa Asfalto Liso. Os trabalhos serão executados na Avenida Borges de Medeiros, em três etapas: de 15 a 22 de agosto, de 12 a 24 de setembro e de 25 de setembro a 7 de outubro. As equipes irão trabalhar nos períodos diurno, das 7h às 17h, e noturno, das 21h às 5h.

Na primeira fase, de 15 a 22 de agosto, será interditada a faixa de rolamento da Avenida Borges de Medeiros no sentido Túnel Rebouças, junto ao canteiro central, em trecho de aproximadamente cem metros entre a Rua General Tasso Fragoso e o número 3.381. Durante a realização da obra, restará apenas uma faixa disponível para os veículos, o que, possivelmente, resultará na formação de engarrafamento. Por isso, a CET-Rio recomenda aos motoristas que utilizem a Avenida Epitácio Pessoa nos deslocamentos em direção ao Túnel Rebouças, Humaitá e Botafogo, de modo a evitar os impactos em consequência da redução temporária da capacidade da via.

A segunda etapa, de 12 a 24 de setembro, vai interditar a faixa 1 da Avenida Borges de Medeiros no sentido Ipanema, em trecho de aproximadamente 120 metros, que vai do retorno após a Rua Maria Angélica até a Rua General Tasso Fragoso. Na última fase, entre os dias 25 de setembro e 7 de outubro, será interditada a faixa 2 do mesmo trecho da Borges de Medeiros.

Em todas as etapas, será executado o serviço de reparo profundo, que consiste na troca de solo – antes de aplicar o novo asfalto, as equipes usam escavadeiras para retirar camadas de pavimento que estão desgastadas e não apresentam bom suporte, dando origem a defeitos como trincas e buracos.

– As camadas de materiais com baixo suporte são removidas e substituídas por material apropriado, como base de brita, por exemplo, para que o novo asfalto seja aplicado sem comprometer a trafegabilidade – explicou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

A Secretaria de Conservação ressalta que, durante todo o período em que for realizado o reparo profundo, os respectivos trechos das faixas da Avenida Borges de Medeiros ficarão interditados ao tráfego. A CET-Rio vai instalar sinalização específica para alertar e orientar os motoristas, além de deslocar equipes para atuarem no local e no entorno, buscando garantir as melhores condições de fluidez do trânsito.

– Teremos algum tipo de retenção na Borges de Medeiros, mas o serviço é muito importante para a qualidade do asfalto da cidade – ressaltou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

• 12 de agosto de 2022