Ruas do Centro e da Zona Sul terão interdições devido a evento esportivo

Publicado em 05/07/2023 - 20:27 | Atualizado

A CET-Rio informa que diversas vias da cidade serão interditadas no domingo (09/07), devido ao evento Ironman 70.3 Rio de Janeiro. A competição começa às 6h30, com natação na Praia de Copacabana, na altura do posto 6. A seguir, os atletas farão um percurso de bicicleta de 90 km pelas seguintes vias: Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Av. Lauro Sodré, Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo), Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), Av. General Justo, Av. Alfred Agache, Túnel Marcello Alencar e Av. Rodrigues Alves. O término da prova de ciclismo ocorrerá na Marina da Glória, mesmo local em que será iniciado o percurso de 21 km da corrida, que seguirá por Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo) e a Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo). O término da prova também será na Marina da Glória.

Devido à interdição da pista das edificações da Av. Atlântica, a circulação de veículos será exclusiva para moradores e funcionará no sistema de faixa reversível, a partir das 7h. A partir das 12h30, horário previsto para a liberação da pista, o trânsito voltará à configuração normal de domingos e feriados, com todas as faixas no sistema de reversível até as 18h.

A operação de trânsito contará com 290 pessoas, entre funcionários da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez nas ruas, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.

Técnicos da CET-Rio que ficam no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento por meio de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

Ações complementares estão em andamento para divulgação e orientação da população, como a instalação de faixas e a distribuição de panfletos para os moradores das vias diretamente impactadas.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Domingo (09/07), entre 1h e 18h – término da área de lazer:

● Avenida Infante Dom Henrique, no trecho da area de lazer do Aterro do Flamengo;
● Avenida Atlântica, pista junto à orla;
● Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica.

Domingo (09/07), entre 1h e 11h:

● Av. Atlântica, sentido Ipanema, pista junto às edificações, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, além dos seus acessos;
● Avenida Princesa Isabel, pista sentido Copacabana, em meia pista.
● Túnel Engenheiro Marques Porto (Túnel Novo – sentido Copacabana), em duas faixas de rolamento junto ao canteiro central;
● Avenida Lauro Sodré, pista sentido Copacabana, em duas faixas de rolamento no lado esquerdo;
● Túnel do Pasmado.

Domingo (09/07), entre 1h e 12h30:

● Entroncamentos de acessos do Viaduto do Gasômetro para a Avenida Rodrigues Alves;
● Avenida Rodrigues Alves, ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Alencar e o acesso a Via B4, na altura da Rodoviária;
● Túnel Prefeito Marcello Alencar, ambos os sentidos;
● Av. Alfred Agache, em ambos os sentidos;
● Av. General Justo, em ambos os sentidos;
● Av. das Nações Unidas, sentido Copacabana.

Domingo (09/07), entre 1h e 15h30:

● Avenida Repórter Nestor Moreira;
● Avenida das Nações Unidas, sentido Centro.

ACESSO AO LEME E URCA A PARTIR DE COPACABANA

Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar o acesso ao Leme e à Urca, uma faixa reversível será montada. Os veículos deverão percorrer a seguinte rota no domingo, das 5h às 11h:

Leme: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Urca: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à esquerda na Avenida Venceslau Brás; à direita na Avenida Pasteur.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Além das proibições já regulamentadas, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

Sábado (08/07), a partir das 6h até as 14h de domingo.

● Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, entre a Rua Souza Lima e a Avenida Princesa Isabel.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

● Atravessar as vias em locais indicados pela sinalização;
● Respeitar os locais de proibição de estacionamento;
● Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e toda a sinalização implantada na área;
● Evitar circular pela região do evento, devido à quantidade de ruas interditadas durante toda a manhã de domingo.

• 5 de julho de 2023