CET-Rio monta esquema especial de trânsito para ironman na Zona Sul e no Centro

Publicado em 21/06/2024 - 13:13 | Atualizado em 21/06/2024 - 13:05

A CET-Rio informa que, neste domingo (23/6), diversas vias da cidade serão interditadas para viabilizar o Ironman 70.3. O evento terá início às 6h30 com a prova de natação na Praia de Copacabana, na altura do Forte de Copacabana. Após a natação, os atletas farão um percurso de bicicleta de 90 km, pelas seguintes vias: Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Av. Lauro Sodré, Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo), Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), Av. General Justo, Av. Alfred Agache, Túnel Marcello Alencar e Av. Rodrigues Alves. O término da prova de ciclismo ocorrerá na Marina da Glória, mesmo local em que será iniciado o percurso de 21 km da corrida. O percurso será entre a Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo) e a Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo). O término desta etapa também será na Marina da Glória.

Em função da interdição da pista das edificações da Av. Atlântica, a circulação de veículos será exclusiva para moradores e funcionará no sistema de faixa reversível a partir das 7h. Às 11h, horário previsto para a liberação da pista, o trânsito voltará a sua configuração normal de domingos e feriados com todas as faixas no sistema de reversível até 18h.

A operação de trânsito contará com 290 pessoas, entre funcionários da CET-Rio, Guardas Municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez e a segurança viária, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios durante todo o período dos eventos. Serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

Técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) vão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

Ações complementares estão em andamento à divulgação e orientação da população, como a instalação de faixas e a distribuição de panfletos para os moradores das vias diretamente impactadas.

Principais interdições

Domingo (23/6), da 1h às 18h – término da área de lazer
– Avenida Infante Dom Henrique, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo
– Avenida Atlântica, pista junto à orla
– Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica

Domingo (23/6), da 1h às 11h
– Av. Atlântica, sentido Ipanema, pista junto às edificações, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, além dos seus acessos
– Avenida Princesa Isabel, pista sentido Copacabana, em meia pista
– Túnel Engenheiro Marques Porto (Túnel Novo – sentido Copacabana), em duas faixas de rolamento junto ao canteiro central
– Avenida Lauro Sodré, pista sentido Copacabana, em 2 faixas de rolamento no lado esquerdo
– Túnel do Pasmado

Domingo (23/6), da 1h às 12h
– Av. das Nações Unidas, sentido Copacabana

Domingo (23/6), da 1h às 12h30
– Entroncamentos de acessos do Viaduto do Gasômetro para a Avenida Rodrigues Alves
– Avenida Rodrigues Alves, ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Alencar e o acesso a Via B4, na altura da Rodoviária do Rio
– Túnel Prefeito Marcello Alencar, ambos os sentidos
– Av. Alfred Agache, em ambos os sentidos
– Av. General Justo, em ambos os sentidos

Domingo (23/6), da 1h às 15h30
– Avenida Repórter Nestor Moreira
– Avenida das Nações Unidas, sentido Centro

Acesso ao Leme e Urca a partir de Copacabana

Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar o acesso ao Leme e à Urca, uma faixa reversível será montada. Os veículos deverão percorrer a seguinte rota no domingo, das 5h às 11h:

Leme: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Urca: Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à esquerda na Avenida Venceslau Brás; à direita na Avenida Pasteur.

Proibição de estacionamento

Além das proibições já regulamentadas, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

Sábado (22/6) a partir das 6h até domingo (23/6) às 14h
– Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, entre a Rua Souza Lima e a Avenida Princesa Isabel

Recomendações importantes

– Pedestres devem realizar as travessias nos locais indicados pela sinalização de orientação
– Respeitar os locais de proibição de estacionamento
– Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda sinalização implantada na área
– Motoristas: recomenda-se evitar circular pela região do evento, em função da quantidade de vias interditadas. As condições de circulação estarão alteradas durante toda a manhã de domingo

• 21 de junho de 2024