Prefeitura apresenta ações do Plano Estratégico aos conselheiros da cidade

Publicado em 24/11/2023 - 12:31 | Atualizado em 27/11/2023 - 12:39
Os conselheiros são divididos em grupos que abordam seis grandes eixos - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e o subsecretário de Planejamento, Jean Caris, apresentaram, nesta sexta-feira (24/11), no Palácio da Cidade, os status das ações do Plano Estratégico ao conselheiros da cidade. A realização do encontro, coordenada pelo Escritório de Planejamento/SUBPAR da Secretaria de Fazenda e Planejamento, faz parte de uma das ações do Conselho da Cidade, que tem o objetivo de aproximar os cidadãos da Prefeitura durante o monitoramento das ações do Plano Estratégico 2021-2024.

– Acho muito simbólico que a gente chegue à última reunião de 2023 batendo recorde de presença de conselheiros, vocês são uns cariocas sensacionais. A gente deseja aqui ser contestado e ouvir sugestões, que vocês continuem sendo agentes dessa transformação da cidade. Podem ter a certeza que terão à disposição uma equipe defendendo essa cidade com unhas e dentes. Muito obrigado pela presença aqui hoje – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Ao longo de 2023, os conselheiros acompanharam de perto a execução das ações previstas no Plano Estratégico em visitas técnicas a projetos como o Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Elza Soares, as obras do Terminal Gentileza e as instalações do IMPA Tech, além de terem sido realizados encontros temáticos específicos, a partir de políticas públicas como a de cultura, por exemplo. O último encontro do ano reuniu cerca de 180 conselheiros.

– Recebemos quase 200 conselheiros nessa reunião de fechamento do ano de 2023, em que a gente começa a olhar para a frente, ao mesmo tempo em que apresenta os resultados da gestão, tudo o que foi feito até aqui. E a gente também já começa a planejar a cidade olhando para 2024, 2026, 2030 e 2050, que será o grande momento de alguns dos objetivos do planejamento da cidade – disse o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Nesta reunião, os conselheiros foram convidados a participar do início das discussões sobre o marco referencial do planejamento da Cidade do Rio, em uma proposta de reflexão divididos em grupos que abordam seis grandes eixos que interagem entre si: Cooperação e Paz; Igualdade e Equidade; Longevidade, Bem-estar e Território Conectado; Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação; Mudanças Climáticas; e Resiliência e Governança.

– A gente apresentou para o prefeito e para os conselheiros todas as atividades que o Conselho da Cidade realizou ao longo do ano. Foram duas plenárias e seis visitas técnicas. Foi um momento também em que a gente pôde discutir com os conselheiros tudo o que foi feito e o que será feito daqui para a frente, colocando os secretários para conversarem com os conselheiros. Ao mesmo tempo, estamos acompanhando e monitorando o plano estratégico estabelecido no início do governo – destacou o subsecretário de Planejamento, Jean Caris.

Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o Plano Estratégico 2013-2016, o Conselho da Cidade foi retomado em 2021 para sugerir à Prefeitura estratégias de atuação para os próximos anos. O Conselho da Cidade é um espaço de reflexão sobre os desafios do município e reúne personalidades cariocas que contribuem com sua expertise pessoal e profissional para a elaboração do planejamento estratégico, assim como para sua execução.

Foram apresentados aos conselheiros os status das ações do Plano Estratégico – Beth Santos/Prefeitura do Rio

• 24 de novembro de 2023