Prefeitura inaugura Cozinhas Comunitárias Cariocas em Costa Barros e Guaratiba

Publicado em 28/06/2022 - 16:35 | Atualizado em 28/06/2022 - 16:35
As Cozinhas Comunitárias Cariocas servirão 5.600 refeições por mês - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou, nesta terça-feira (28/6), mais duas Cozinhas Comunitárias Cariocas, do programa Prato Feito Carioca. A sétima instalação foi montada em Costa Barros, na Zona Norte. Joelinton Silva Cavalcanti, de 53 anos, que teve sua casa destruída há cerca de seis meses e se mantém fazendo bicos de serviços gerais, recebeu a primeira refeição.

– Quando cheguei do trabalho minha casa pegou fogo. Foi um momento muito difícil, perdi tudo que tinha. Estou desempregado há 10 anos, meu último emprego foi como auxiliar de limpeza em Duque de Caxias – contou ele. Joelinton afirmou que o programa Cozinhas Comunitárias Cariocas irá ajudar muito em sua rotina.

Às 12h30, foi inaugurada em Guaratiba, Zona Oeste, a oitava Cozinha Comunitária Carioca, onde Ilza dos Santos Nascimento, de 59 anos, recebeu a primeira refeição junto com o irmão Roberto dos Santos Nascimento, que tem limitações para se locomover. A família não tem renda.

O público das Cozinhas Comunitárias é selecionado pelos 47 CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da SMAS. O acompanhamento é feito por assistentes sociais e nutricionistas. Para receber gratuitamente as refeições da Cozinha Comunitária Carioca as famílias precisam ter renda mensal per capita de até R$ 105.

– Esse programa é voltado aos mais vulneráveis. A fome não pode ser banalizada, temos de enfrentar esse grave problema da sociedade brasileira. É um projeto que chega para amparar a quem mais precisa e que tem base no conhecimento científico – declarou a subsecretária de Proteção Social Básica, Leila Marino.

As cozinhas servirão 5.600 refeições por mês. Nesta semana, serão inauguradas Cozinhas Comunitárias Cariocas em Campo Grande, Bento Ribeiro, Pavuna e Senador Camará. Já estão em funcionamento as cozinhas da Mangueira, Andaraí, Realengo, Anchieta, Vila Kennedy e Tanque.

As cozinhas nas comunidades são qualificadas, equipadas e integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cada equipamento recebe suporte operacional e técnico da Prefeitura para oferecer refeições nutritivas e balanceadas, seguindo o que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o pleno desenvolvimento saudável.

Embora prevista pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), criado em 2006, as cozinhas comunitárias nunca foram implementadas de forma sistemática como programa de governo em nenhuma cidade brasileira. Têm a vantagem de oferecer alimentação na própria comunidade onde vivem famílias vulneráveis. E integram, na cidade do Rio, um programa global que também inclui o Cartão Prato Feito Carioca.

A entrega do cartão magnético Prato Feito Carioca, a partir de 1º de julho, garantirá uma refeição por dia para trabalhadores informais inscritos no CadÚnico ( Cadastro único dos programas sociais federais), com renda mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210. O cartão não terá encargos para o usuário. O custo de cada refeição será subsidiado pela Prefeitura. Assim, quem trabalha longe de casa poderá também ter acesso a refeições gratuitas.

• 28 de junho de 2022