Prefeitura do Rio instala dispensers de álcool nas unidades de assistência social

Publicado em 26/04/2020 - 18:06 | Atualizado
Compartimentos com álcool em gel são instalados em unidades de assistência social do Rio. Foto: divulgaçãoCompartimentos com álcool em gel são instalados em unidades de assistência social do Rio. Foto: divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu 21 dispensers de álcool em gel (foto acima) para ajudar no reforço das medidas preventivas de higienização contra o coronavírus. Os dispersers já foram instalados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), que atendem público usuário das políticas de assistência social, bem como cadastro para programas socioassistenciais, acompanhamentos familiares, solicitação para acolhimento, encaminhamentos para regularização de documentação, entre outros serviços.

Unidades voltam a funcionar a partir desta segunda-feira (27/04)

Nesta semana foi anunciado o retorno do horário padrão de atendimento dos CRAS e CREAS, por meio da decisão do Decreto nº 47382/20, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella, determinando que os atendimentos nos 47 CRAS e 14 CREAS voltem a ser feitos das 8h às 17h. As unidades estavam funcionando em horário parcial desde 21 de março, por conta das medidas de enfretamento adotadas por conta da COVID-19, e os espaços atuavam por atendimento mediante pré-agendamento.

O retorno do atendimento ao horário habitual se deu em razão do aumento da demanda por conta da liberação do Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo governo federal. Como o CadÚnico é administrado pelo município, houve crescimento na demanda da população, o que gerou picos de atendimento de 1,6 mil pessoas desde o início do mês, em dias em que o atendimento normal variava de 70 a 100 usuários.

– Antes estávamos trabalhando com horário reduzido e hora marcada. Agora, vamos voltar a receber um número maior de pessoas para atendimento. Por isso, é imprescindível que a gente continue seguindo com bastante rigidez as medidas de prevenção. Os dispensers de álcool em gel chegaram em ótima hora – disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju.

A equipe segue as orientações da saúde, usando máscaras de proteção e luvas.