Assistência Social promove ação para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Publicado em 12/06/2021 - 14:28 | Atualizado

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Rio), realizará na terça-feira (15/06), às 9h, na Ceasa, em Irajá, ações de conscientização para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado neste sábado (12/06). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e, desde então, a entidade convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Dez tendas serão montadas na Ceasa para oferecer serviços, como inscrição em oficinas de desenvolvimento  profissional e cadastramento no CadÚnico, que reúne os benefícios sociais do governo federal. Agentes também vão verificar a possível identificação de crianças e adolescentes em trabalho infantil.

A Secretaria Municipal de Educação estará presente para identificar crianças sem matrícula na rede escolar. A Secretaria Especial da Juventude Carioca fará a divulgação do programa Identidade Jovem e roda de conversa sobre o Estatuto da Juventude e os direitos dos jovens. A Secretaria Municipal de Cultura oferecerá cursos e oficinas nas lonas culturais da região, e a Comlurb com a Renapsi (Rede Pró-Aprendiz) mostrarão o caminho de ingresso no programa Jovem Aprendiz.

Eleito pela ONU como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, 2021 marca a retomada da parceria entre a Assistência Social e a Ceasa para ações contínuas de conscientização e enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil. Habitualmente, duas equipes de profissionais da secretaria circularão pelo Mercado de Irajá e seu entorno para fiscalização.