Acompanhe as ações da Assistência Social no combate ao Coronavírus

Publicado em 23/03/2020 - 23:59 | Atualizado em 24/03/2020 - 00:15

– Todos os usuários das nossa unidades de atendimento estão recebendo orientações sobre a higiene das mãos, estimulando cada um a lavá-las, antes e depois, de fazerem as refeições, além da utilização do álcool gel, que está disponibilizado em todo o salão.

– Os CRAS e CRES continuam abertos, porém com horário diferenciado de atendimento, das 10h às 14h, com agendamento pra preservar a integridade da saúde tanto dos colaboradores, como os usuários.

– A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vai ofertar 400 vagas em hotéis para idosos autônomos de comunidades carentes da cidade com o objetivo de reduzir o risco de contágio dessa população que pertence ao grupo de risco do Covid-19. Dois hotéis já foram selecionados, um na Barra da Tijuca e outro em Jacarepaguá, que são as localidades mais impactadas e 120 vagas estarão disponíveis para serem ocupadas no inicio da próxima semana. Os idosos serão selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde. O acolhimento irá contar com serviço de hotelaria, refeições diárias, rouparia e lavanderia.

– A SMASDH também informa que, a partir da próxima quarta-feira (25), começarão a chegar 5 mil cestas básicas para a população que foi atingida economicamente pela pandemia do novo coronavírus, como taxistas que pagam diária, ambulantes cadastrados e brecholeiras. O objetivo é entregar 20 mil cestas, que estão sendo montadas de acordo com um balanço nutricional e contém 18 itens. Um esquema de distribuição será montado para evitar aglomeração.

– Quanto aos pontos de acolhimento dentro do Sambódromo, três espaços serão utilizados e a previsão é que a Comlurb comece a limpeza do local, nesta terça-feira (24). A Riourb fará adaptações na parte hidráulica com instalações de chuveiros e pias. A primeira unidade será preparada para receber 128 homens adultos, a segunda unidade terá 144 vagas disponíveis para receber mães com crianças, gestantes e mulheres e a terceira unidade terá capacidade para até 120 idosos. As unidades serão dotadas de beliche e roupa de cama, totalizando cerca de 400 vagas. A expectativa é que em 10 dias o espaço já esteja adaptado para receber esta população em situação de rua.

– Sobre o ponto de Acolhimento em Santo Cristo, o local contará com até 100 vagas para abrigar, exclusivamente, homens adultos. Eles serão acomodados em beliches e o espaço também contará com containers que poderão ser utilizados para isolamento em caso de contágio de algum abrigado pelo Covid-19. A Secretaria já entrou em contato com o Exército Brasileiro para o empréstimo de barracas de campanha e a expectativa é que o espaço também fique pronto em 10 dias.

– Já o espaço disponibilizado pela Firjan em um prédio na localidade de Honório Gurgel receberá uma visita técnica nesta terça-feira, dia 24.

*SMASDH começa distribuir kits de higiene para população em situação de rua se prevenir contra o Coranavirus*

Rio, 23/03 – A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos iniciou hoje 23/03, a entrega de Kits de Higiene para população em situação de rua. A medida pretende auxiliar esta população na prevenção em relação ao COVID-19. Ao todo cerca de 400 Kits, compostos de Sabonete Líquido, Papel Higiênico e Lenço Umedecido foram distribuídos.
A Secretária, Tia Ju participou da ação que aconteceu nos Arcos da Lapa e na Praça da Cruz Vermelha, locais que concentram parte da população em situação de rua no centro da cidade.

– Vamos distribuir cerca de 10 mil Kits como estes durante as abordagens diárias que são feitas pelas nossas equipes em vários locais do município. É importante cuidar desta população menos favorecida e conscientizar em relação à higiene neste momento de pandemia do Coronavirus – disse ela.

Segundo ela, a ação seguirá pelas próximas semanas.

• 23 de março de 2020