Jovens debatem futuro e elegem seus representantes na 4ª Conferência Carioca de Juventude

Publicado em 02/10/2023 - 17:02 | Atualizado
A 4ª Conferência Carioca de Juventude - Ismar Ingber / JUVRio

Debater temas prioritários para a juventude do Rio de Janeiro em um pacto por mudanças positivas no futuro de mais de 1,5 milhão de cariocas. Essa foi a missão dos jovens de 15 a 29 anos que se reuniram nos últimos dias 29 e 30 de setembro, no Centro Federal de Educação e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), no Maracanã. Ao longo dos dias, foi realizada a 4ª Conferência Carioca de Juventude, uma promoção da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), da Prefeitura do Rio, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude. Foram dois dias de muito aprendizado, colaboração e impacto no debate entre poder público e sociedade em torno do tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

Os debates ocorreram em sete mesas dos grupos de trabalhos temáticos (GTs), com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade da juventude como, por exemplo, o Estatuto da Juventude, o Atlas da Juventude, o Atlas da Violência, os Relatórios Sobre Violência Homofóbica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e os Balanços da 1ª, 2ª e 3ª Conferência Nacional de Juventude.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, analisou o papel da 4ª Conferência Carioca de Juventude na democratização e concepção de políticas públicas que beneficiarão os jovens entre 15 e 29 anos que moram no município:

– Nós viemos de uma época em que ocorreu um apagão da política nacional de juventude e, hoje, estamos vivendo um momento histórico no Rio de Janeiro. Essa é a retomada das políticas de juventude e a participação da sociedade nos espaços de construção do debate sobre esse tema. A participação de cada um nesse processo é fundamental. É a juventude que vai garantir sua própria existência no orçamento público.

O Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, esteve na conferência e lembrou da missão desses encontros e do impacto que têm na aplicação de políticas públicas:

– Nós precisamos gerar oportunidades para a juventude, que sejam transformadoras. A esperança precisa residir no coração de cada um. Uma conferência quer saber o que os jovens estão pensando e desejam. São as prioridades das juventudes no seu aspecto mais singular. Construir a conferência nacional é uma tarefa muito árdua, mas que vai acontecer por conta de todo esse movimento que estamos fazendo aqui.

Na sexta-feira (29/09), os participantes inscritos aprovaram o regimento interno da 4ª edição da Conferência, disponibilizado previamente. Foram inscritos delegações representativas de jovens do Rio de Janeiro que, previamente, enviaram ideias para serem debatidas no encontro.

No sábado (30/09), foram realizadas as mesas de debate a partir dos seguintes Grupos de Trabalho: Direito à Educação; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente e Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde e Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Diversidade e à Igualdade e Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Cultura e Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Direito ao Território e à Mobilidade.

Também foram eleitos 100 delegados e delegadas titulares que representarão a cidade do Rio na 4ª Conferência Estadual de Juventude, a partir do voto aberto e direto. Do total, foram 77 eleitos pelos Grupos de Trabalho; 14 delegados natos do Conselho Municipal da Juventude Carioca e 9 indicados pela Administração Pública Municipal.

• 2 de outubro de 2023