Publicado em 17/03/2022 - 13:19 | Atualizado em 17/03/2022 - 14:03
  • Início/
  • /
  • JUVRio e 1MiO/Unicef inscrevem em 200 vagas gratuitas para capacitação de talentos negros e indígenas da periferia
São 200 vagas para jovens negros e indígenas - Prefeitura do Rio

Uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o 1MiO/Unicef e a agência AKQA vai disponibilizar 200 bolsas de estudo para formação no campo da publicidade a jovens indígenas e negros moradores da periferia do Rio. A formação será realizada por meio da plataforma educacional SOMA+ e faz parte do programa da área de Impacto da AKQA SP, contemplando cursos com duração de três meses nas áreas de atendimento, estratégia, produção e criação. As aulas à distância são quinzenais e começam no próximo dia 6 de abril. Dos alunos que já participaram da mesma formação anteriormente, 87% foram chamados para entrevistas de emprego e 40% efetivados.

Para participar, basta ter entre 16 e 26 anos e acessar, até o dia 21 de março, a  página de inscrição. Além de estudantes de cursos de comunicação em faculdade populares ou cursos técnicos, o programa também considera para seleção jovens com experiência informal na área ou empreendedores sociais com ensino médio completo ou em curso. Além do Rio de Janeiro, jovens negros e indígenas de origem periférica, trans ou PCD de todo o Brasil serão contemplados nas oportunidades, com um foco especial para região Norte e Nordeste. A iniciativa criará um banco de dados de currículos e portfólios dos alunos participantes, oferecendo os talentos para agências e empresas que possam recrutar os formados.

A ação conta com o suporte da iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a articulação local e publicação de conteúdos especiais com os criadores do 1MiO. A plataforma criada em 2021 pela área de Impacto da AKQA SP foi escolhida para integrar o Programa Global de Equidade Racial da WPP e chega à sua segunda edição com a meta de ampliar a representatividade e garantir a interseccionalidade dos participantes.

Inscrições presenciais

Para potencializar as oportunidades, no próximo sábado (19/3), das 9h às 14h, a JUVRio irá realizar a inscrição presencial de jovens durante dois eventos que ocorrerão simultaneamente. O primeiro será o Assistência em Movimento, da Secretaria Municipal de Assistência Social, na praça da Vila Carioca, no canal do Anil. Já o segundo momento será no programa Favela com Dignidade, da Prefeitura do Rio, realizado por meio da Secretaria Especial de Ação Comunitária, e que tem a participação de todas as demais pastas do município. A iniciativa contará com as inscrições de jovens pela JUVRio, no mesmo horário. Dessa vez, essa ação será na Comunidade Vila Progresso, Vila Kennedy. Para se inscrever, basta levar documento de identidade e CPF.

• 17 de março de 2022