Prefeito participa da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor

Publicado em 12/10/2021 - 12:00 | Atualizado em 12/10/2021 - 12:16
Antes da missa, foi lançada uma medalha em homenagem aos 90 anos do Cristo Redentor - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta terça-feira (‪12/10), na Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor. O dia começou com um ato cívico religioso, seguido de missa em ação de graças pelo aniversário do monumento, presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta.

– O Cristo tem um simbolismo muito forte não só para a cidade do Rio como também para o Brasil. Ele é uma espécie de bússola, de norte, de ponto de referência para todos os cariocas e para aqueles que adotam e amam essa cidade. Ao mesmo tempo, o Cristo significa cordialidade, a capacidade do nosso povo de receber e acolher a todos os visitantes. E, por fim, o Cristo significa um momento de fé e de esperança no futuro – disse o prefeito.

Paes: ‘O Cristo significa um momento de fé e de esperança no futuro’ – Beth Santos/Prefeitura do Rio

O evento estava marcado para o Corcovado, mas devido ao mau tempo foi transferido para a Catedral Metropolitana. Dom Orani Tempesta ressaltou que o Cristo Redentor é um símbolo de acolhimento.

– O Cristo, além de ser um monumento do Brasil, é também um sinal de um país que acolhe o povo. Ele representa tudo aquilo que nos ensinou, de fraternidade e respeito ao próximo, de fazer o bem ao outro – declarou o arcebispo do Rio.

Fotogaleria: a maravilha do Cristo Redentor sob ângulos diferentes

No evento foram lançados a medalha comemorativa dos 90 anos do Cristo e o bloco postal especial em homenagem ao monumento, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Esse conjunto de selos postais é composto por quatro obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht.

– Hoje é um dia de festa. O monumento é lindíssimo e visitado pelo mundo inteiro. Que os 90 anos do Cristo Redentor sejam lembrados por todos daqui para a frente como o tempo da reconstrução, da esperança e de uma nova vida para a nossa cidade, nosso estado e nossa nação – afirmou o governador Claudio Castro.

Ouça: ‘Alma Carioca, Cristo Redentor’, canção que homenageia os 90 anos do monumento

Também assistiram à missa os secretários municipais Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública), Eduardo Cavaliere (Meio Ambiente), Salvino Oliveira (Juventude) e Bruno Kazuhiro (Turismo), além de Daniela Maia (Riotur) e Ana Ribeiro (Subprefeita da Zona Sul). A celebração contou ainda com a presença do reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar; do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; e do comandante do Comando Militar do Leste (CML), general José Eduardo Pereira.

O coração do Cristo Redentor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao fundo – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Fotogaleria: a maravilha do Cristo Redentor sob ângulos diferentes

Ouça ‘Alma Carioca, Cristo Redentor’, canção que homenageia os 90 anos do monumento

• 12 de outubro de 2021