Operação Volta às Aulas: Guarda Municipal reforça patrulhamento de trânsito no entorno de escolas

Publicado em 02/08/2021 - 17:40 | Atualizado
Volta às aulas nas escolas da rede municipal - Robert Gomes / Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) deu início nesta segunda-feira (02/08) à Operação Volta às Aulas, com efetivo de 15 guardas atuando na fiscalização e na orientação do trânsito nos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial de particulares, que registram movimento maior de veículos. A ação acontece no período de retomada gradativa das atividades na cidade, com a diminuição das medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus.

Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) fazem o monitoramento do tráfego, orientando os motoristas e auxiliando na travessia de alunos para dar fluidez ao trânsito e evitar acidentes. Os guardas estão posicionados em pontos estratégicos, perto de 37 escolas que registram grande movimento nos horários de entrada e saída de alunos. Entre os corredores viários estão a Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos Colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Rua Visconde e Silva, no Humaitá (Colégio Andrews); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (Colégios Militar e Pedro II); e Rua Araguaia, na Freguesia (Colégios Guarriga e Primus).

As equipes de patrulheiros e de ações socioeducativas do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) também retomaram integralmente as atividades em apoio à Secretaria Municipal de Educação, com o retorno das aulas presenciais, e nesta segunda-feira, foram realizadas ações de boas-vindas aos alunos. Durante o período de aulas à distância, contudo, as equipes da Ronda Escolar permaneceram realizando ações preventivas de patrulhamento com foco na proteção das instalações das unidades escolares e no suporte em geral ao corpo docente.

– Iniciamos nossa operação junto com o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino. Nosso objetivo, como em todos os anos, é promover a segurança viária de alunos, responsáveis e professores, conciliando com a fluidez e a mobilidade no trânsito. As equipes da Ronda Escolar também já retomaram suas atividades para atender à demanda das nossas escolas municipais, em especial nesse período que ainda estamos com atenção redobrada em relação aos cuidados sanitários. Nossos guardas são orientadores e propagadores de boas práticas para os alunos – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

• 2 de agosto de 2021