Publicado em 01/03/2021 - 07:54 | Atualizado em 01/03/2021 - 10:29
  • Início/
  • /
  • Rio comemora 456 anos com exposição de fotos e anúncio da celebração dos 90 anos do Cristo
O Cristo Redentor - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro comemora nesta segunda-feira (1/3) seus 456 anos. Para marcar a data, a Prefeitura inaugura uma exposição de fotografias nos postos de salvamento da orla, e entrega, no Palácio da Cidade, medalha e diploma a 18 homenageados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020. Além disso, o Santuário Cristo Redentor vai apresentar o calendário da celebração dos 90 anos do monumento.

A mostra fotográfica estará em cena durante todo o mês de março. A Riotur vai expor 48 fotografias do Rio Antigo nos 24 postos da orla, do Leme ao Recreio. A curadoria é do Instituto Moreira Salles, que cedeu as imagens de mestres como Marc Ferrez e Augusto Malta.

Apesar de o Cristo completar nove décadas somente em outubro – com uma programação especial entre os dias 9 e 17, na Praça da Apoteose –, ao longo do ano o santuário fará algumas atividades de preparação. Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o carioca será convidado para um mutirão de limpeza da cidade. Também estão programadas celebrações temáticas para países como Portugal e Itália, além de quermesses.

Reabertura de trilha

Nesta segunda comemora-se também o Dia Mundial do Ecoturismo. E a Prefeitura vai anunciar a reabertura da trilha e a restauração do Mirante do Caeté, no Parque Natural Municipal da Prainha, Zona Oeste do Rio. Uma das unidades municipais que mais atraem turistas, o Parque da Prainha vem passando por uma grande reestruturação. A trilha, com cerca de um quilômetro de extensão, estava fechada há dois anos.

Imagens do Rio Antigo são expostas nos postos de salvamento da orla em comemoração ao aniversário da cidade

Presente de aniversário: cidade ganha 50 árvores no Grande Méier

• 1 de março de 2021