Presente de aniversário: cidade ganha 50 árvores no Grande Méier

Publicado em 28/02/2021 - 12:54 | Atualizado em 28/02/2021 - 13:03
Plantio de 50 mudas de árvores em 10 bairros do Grande Méier - Divulgação/Prefeitura

Na véspera de completar 456 anos, o Rio ganhou um presente muito especial, neste domingo (28/02), com o plantio de 50 mudas de árvores em 10 bairros do Grande Méier, uma das regiões com maior déficit de arborização da cidade.

A programação aconteceu por meio de uma ação conjunta entre a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e os coletivos de plantio parceiros da Prefeitura: Arboristas Urbanos e MOSAMA. A ação também contou com o apoio da Associação de Moradores do Méier (AMME), Secretaria do Meio Ambiente, Subprefeitura da Zona Norte e Gestão Executiva Local do Grande Méier.

– Foi emocionante acompanhar o plantio de um Pau-Brasil e saber que o verde está ganhando novos lugares no asfalto da região! A cidade está cada vez mais quente e os cariocas merecem esse presente – comemorou Margarida Sampaio, moradora da rua Magalhães Couto há mais de 25 anos. Outra moradora que gostou muito de participar do plantio foi a pequena Helena, de 3 anos, que ajudou a regar uma das árvores recém plantadas.

Alessandro Magalhães, do coletivo Arboristas Urbanos, explicou que o trabalho começou há uma semana com a mobilização dos moradores para que auxiliem a Prefeitura no cuidado com as mudas. – Assim como é importante escolher os pontos de plantio e preparar o solo para as novas árvores, também é fundamental conscientizar os moradores do entorno para que nos ajudem a cuidar das novas plantas – disse.

De acordo com o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, a ação teve o objetivo de integrar Prefeitura, coletivos parceiros e moradores dos bairros Méier, Cachambi, Pilares, Rocha, Engenho de Dentro, Lins, Riachuelo, Engenho Novo e Todos os Santos.  – Estamos somando forças para deixar a cidade mais arborizada e sustentável, valorizando muito a integração com as organizações ambientais e com as associações de moradores que estão nos ajudando incansavelmente – observou Carnevale.

Ao todo, foram plantadas 50 mudas de pau-brasil, oiti, escumilha, ipê-amarelo, pau-ferro, sibipiruna, albizia hasslerii, inga bravo, lanterneira, aldrago e manga-ubá.

A programação contou ainda com a presença do vice-prefeito Nilton Caldeira, do secretário do Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, e do Subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Todos os plantios foram transmitidos ao vivo pelos perfis dos coletivos Arboristas Urbanos e MOSAMA no Facebook.

Moradores ajudaram no plantio – Divulgação/Prefeitura
  • 28 de fevereiro de 2021