SMASDH ganha espaço para expositores comunitários na Feira da Providência

Publicado em 29/11/2018 - 23:21 | Atualizado em 08/03/2019 - 16:24

Os empreendedores foram formados pelos cursos oferecidos pela Prefeitura do Rio.

Um dos eventos mais importantes do Rio Janeiro, a Feira da Providência acontece há 57 anos e promove cultura, lazer, gastronomia e diversas opções de compras na cidade carioca. Com a arte assinada por Ziraldo desde 1961, que deu destaque para o artista no livro de recordes mundiais pela maior quantidade de assinaturas em um mesmo evento, o tema deste ano também é um pedido para todos: “Paz na Terra”.

A abertura da 58ªedição aconteceu na manhã de ontem, em uma cerimônia prévia, com a participação de autoridades como a primeira-dama do Estado Maria Lúcia Horta Jardim, o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho, representando o prefeito Marcelo Crivella, a superintendente do Banco da Providência, Clarice Linhares, responsável também pelo evento, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a subsecretária de Promoção e Integração da Cidadania da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Regina Santos, representando o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus.

Em seguida, o grupo seguiu para uma visita guiada. Entre os estandes dos estados e países, a SMASDH ganhou notoriedade pela primeira vez com um estande onde os empreendedores formados pelos cursos oferecidos pela Prefeitura poderão expor seus produtos e assim se firmarem no mercado empreendedor. Entre os expositores, a artesã Eni Brasil comemorava não só a abertura desse espaço na Feira da Providência, como também a mudança de vida aos 57 anos.

“A minha família estava enfrentando uma crise financeira e comecei a bordar para vender. Nessa época, soube do curso de empreendedorismo oferecido gratuitamente pela Prefeitura e, através dele, fui apresentada ao mercado consumidor e consegui impulsionar minhas vendas com os conhecimentos adquiridos em curso. Faço enxovais personalizados bordados a mão e o fruto desse trabalho é minha vida transformada. Hoje sou empreendedora e meu artesanato impulsionou a minha renda familiar. Sou grata pela oportunidade” — afirma a artesã.

Assim como os bordados da dona Eni, o estande também possui outras opções de compras, como bijuterias, feltro, bolsas confeccionadas a mão, entre outros. Porém, todos os produtos são produzidos manualmente. Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus, os cursos oferecidos mediante à parceria das universidades do Rio e do Sebrae são extremante importantes para proporcionar uma melhor expectativa de  vida as pessoas atendidas pelas SMASDH.

“A parceria firmada com o Sebrae e as universidades particulares são essenciais para a continuidade do trabalho da nossa pasta. Nós atendemos as pessoas em condições de vulnerabilidade social e esperamos que elas tenham futuros melhores. Para isso ser efetivado, precisamos dar-lhes oportunidades de estudo, de cultura e de trabalho. E é nesse momento que a Subip se faz presente, procurando, sempre dentro das políticas públicas, proporcionar oportunidades de profissionalização, empreendedorismo e mercado de trabalho para essas pessoas. Com certeza esse espaço na Feira da Providência é significativo e essencial para o nosso trabalho. Ficamos felizes e honrados por essa oportunidade, que a Feira da Providência nos propiciou” – disse o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos João Mendes de Jesus.

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Feira no último ano e a expectativa é que haja um número de visitantes superior ao ano passado. Nesta edição serão expostos produtos de 20 países e dez estados. O evento acontece do dia 28/11 ao dia 02/12, de 11 às 23 horas, no Pavilhão 4 do Riocentro.

• 29 de novembro de 2018