Coronavírus: Prefeitura fiscaliza comércios de Bonsucesso e Irajá nesta sexta-feira, 24

Publicado em 24/04/2020 - 19:36 | Atualizado em 24/04/2020 - 19:38
Em pouco mais de um mês, três mil estabelecimentos foram fechados na cidade por infringirem decreto de enfrentamento à Covid-19. - Foto: Divulgação/ Seop

A Prefeitura do Rio de Janeiro fiscaliza, nesta sexta-feira, dia 24, o comércio de Bonsucesso e de Irajá, na Zona Norte da cidade. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a força-tarefa realizada com apoio de outros órgãos fiscalizadores fechou, até o momento, duas lojas consideradas não essenciais pelo decreto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os agentes também orientam ambulantes a se retirarem e comerciantes de estabelecimentos essenciais – os autorizados a funcionar – a adotarem medidas para evitar a aglomeração de pessoas.

Durante a tarde, os agentes atuaram nas avenidas Meriti e Monsenhor Félix, Estrada da Água Grande, e Praça São João Berchmans, no Irajá. Pela manhã, o roteiro da fiscalização passou pelas avenidas Nova York, Teixeira de Castro e Guilherme Maxwel, a Praça das Nações, e as ruas Bonsucesso e Cardoso de Morais.

Parcial – Em Bonsucesso, duas lojas foram fechadas e vários ambulantes deixaram as vias após a orientação das equipes formadas, entre outros, por fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda. A Vigilância Sanitária realizou ainda oito inspeções, aplicando cinco infrações por funcionamento ilegal, e por falta de higiene, de suportes de papel-toalha e até de licença.

Máscaras e alto-falante – Na operação da manhã, os agentes também distribuíram máscaras e orientaram populares a manterem distância de, pelo menos, um metro e meio de terceiros em filas na área comercial do bairro. Uma viatura da Guarda Municipal equipada com alto-falante auxiliou na comunicação.

Acumulado – Em pouco mais de um mês de fiscalizações iniciadas em 18 de março, a Seop registrou o fechamento de 3.188 estabelecimentos dos 4.633 visitados em 83 ações conjuntas realizadas em toda a cidade.

Órgãos – A força-tarefa coordenada pela Seop conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e Comlurb.

A suspensão do comércio é por tempo indeterminado. Entre as exceções estão supermercados e hortifrútis, padarias (sem consumo no local) e pet shops com horários especiais de funcionamento. A lista completa pode ser verificada no link: https://bit.ly/2V605pN.

Balanço do Disk Aglomeração – Também coordenado pela Seop, o Disk Aglomeração atendeu 3.131 chamados desde 31 de março. Os bairros mais demandados nesta quinta, 23/04, foram: Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Centro, Taquara, Copacabana, Barra da Tijuca, Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Os principais atendimentos são para dispersar grupos de pessoas em estabelecimentos essenciais e áreas públicas. O serviço funciona com base em chamados feitos à Central 1746 (telefone, site ou aplicativo), além de sinais de celulares, por meio de parceria com a operadora de telefonia TIM e o Centro de Operações (COR). Para mais informações sobre o funcionamento acesse: https://bit.ly/2JX4CUV.

Coronavírus: Prefeitura intensifica inspeções com foco na prevenção à Covid-19