Publicado em 21/11/2019 - 08:01 | Atualizado em 22/11/2019 - 15:56
  • Início/
  • /
  • Secretário instala proteção ao ninho de tartaruga na Barra e destaca Patrulha Ambiental para segurança
ninho de tartaruga na Barra

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, participou, na manhã desta quarta-feira (20/11), de ato para instalação de cerca de proteção e placa de sinalização no local, na praia da Barra da Tijuca, onde uma tartaruga-cabeçuda depositou seus ovos há uma semana. A sinalização ressalta que o local é um “Ninho de tartaruga marinha sendo monitorado diariamente”. A instalação da placa foi acompanhada pelos biólogos Mário Rotnitzky e Suzana Guimarães, coordenadores do Projeto Aruanã, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

O titular da pasta de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio anunciou também que destacou a Patrulha Ambiental para participar da rotina de vigilância do local pelo prazo previsto para incubação dos ovos, de 60 dias.

– São medidas importantes não só para manter o equilíbrio do meio ambiente, com cuidados a todas as espécies que cheguem às nossas praias, mas também ensinar aos frequentadores e principalmente às crianças que é fundamental preservar o ecossistema”, ressaltou Bernardo Egas.

De acordo com os biólogos, esta época é o auge da temporada de desova da tartaruga-cabeçuda no Norte Fluminense e essa fêmea, em rota migratória, acabou fazendo um ninho na cidade do Rio, provavelmente porque parte dos ovos já estavam maduros durante sua jornada.

• 21 de novembro de 2019