Mais 100 professores adjuntos do grupo de 1.652 contratados da Educação Infantil tomam posse

Publicado em 18/11/2019 - 17:50 | Atualizado em 18/11/2019 - 18:11
Os 100 novos professores adjuntos da Educação Infantil tomaram posse no Palácio da Cidade. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Mais cem novos professores adjuntos de Educação Infantil da rede municipal do Rio de Janeiro tomaram posse de seus cargos nesta segunda-feira, 18 de novembro, em solenidade no Palácio da Cidade, em Botafogo. Eles fazem parte do total de 1.652 profissionais convocados recentemente e aprovados em concurso realizado em março. O grupo empossado já passou por todos os trâmites legais e iniciará as atividades na semana que vem. Os 100 professores atuarão em escolas do Centro e da Zona Norte. Outros 150 já tinham sido empossados. O grupo de novos profissionais vai atuar em creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) espalhados por toda a cidade, também em novembro.

– Temos que cuidar de 650 mil crianças. É um enorme desafio e também um privilégio. Que vocês sigam um caminho bonito e ajudem a formar essas crianças e a fazer delas cidadãos e cidadãs de bem – disse o prefeito Marcelo Crivella, durante a solenidade de posse.

Alunos e professores celebraram a posse de mais profissionais na Rede Municipal de Ensino. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Em quase três anos de gestão, Crivella tem priorizado a área da Educação. Desde o início de 2017, foram convocados 4.528 professores, além de 2.274 agentes de apoio à Educação Especial. São, portanto, 6.802 novos profissionais no quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

– A posse aqui no palácio é um ato simbólico de valorização do servidor público e dos profissionais de educação. Cada um de vocês aqui representa as crianças que estarão sob regência de vocês em nossas salas de aula. É importante lembrar que desde 2012 não havia concurso na Educação do Município, e já temos autorização ao prefeito para chamar mais 525 professores adjuntos temporários – afirmou a secretária Talma Romero Suane.

Crianças de unidades de ensino da Maré, dançaram e cantaram músicas em inglês, dando um brilho especial à solenidade. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Os novos professores foram recebidos com homenagens por alunos da Educação Infantil. Crianças do EDI Medalhista Olímpico Éder Francis Carbonera, que funciona no Complexo da Maré, fizeram apresentação de música com tema do Nordeste. E os coleguinhas do EDI de ensino bilíngue Medalhista Olímpico Evandro Motta Guerra, também da Maré, dançaram e cantaram músicas em inglês. Os pequenos têm 4 e 5 anos de idade.

– Estou muito emocionado. É a maior rede de educação da América Latina, e tem qualidade. Estamos chegando para acrescentar mais qualidade e lutar juntos pela Educação Infantil – declarou o professor Júlio César Pereira, um dos empossados.

Função criada recentemente

O cargo de Professor Adjunto de Educação Infantil foi criado na atual gestão e é de extrema importância para a Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura possui cerca de 83.500 alunos matriculados em idade de creche, na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses. Nas creches próprias do município, as turmas de berçário e maternal são atendidas por professores de Educação Infantil e agora passam a contar com o reforço desses novos profissionais.

A criação do cargo representa um grande avanço, permitindo à SME ter exclusivamente servidores estatutários atendendo diretamente as crianças. Além disso, o novo cargo, por pertencer ao quadro de pessoal do magistério, com exigência de escolaridade mínima em curso médio e modalidade Normal, atende plenamente às exigências previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

• 18 de novembro de 2019