Vigilância Sanitária faz workshop para comemorar o Dia do Nutricionista

Publicado em 30/08/2019 - 19:36 | Atualizado
Nutricionistas participam de workshopNutricionistas participam de workshop. Foto: Nelson Duarte/Prefeitura do Rio

Em comemoração ao Dia do Nutricionista neste sábado, 31 de agosto, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses promoveu um workshop para 50 profissionais da área que atuam em unidades da rede municipal de saúde. Temas como “gordofobia” voltada aos padrões sociais de beleza, ética associada às redes sociais e julgamento da comida e culpabilização do usuário foram explorados em palestras ministradas por convidados como Letícia Tavares, nutricionista e professora de gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizado em Botafogo, na terça-feira, o encontro terminou a caráter: com o preparo de receitas que remetem às lembranças da infância.

Um dos organizadores do evento, o nutricionista Hugo Marques, que integra a Gerência de Atenção e Cuidado Nutricional do Instituto de Nutrição Annes Dias, no complexo de Botafogo da Vigilância, disse que o preparo das receitas reforça o trabalho humanizado também dentro das cozinhas:

– Depois de uma manhã de muito aprendizado com as palestras, reunimos esses profissionais em nosso refeitório para uma oficina de culinária afetiva. Os alimentos também trazem afetividade e representam a promoção de saúde. Fato é que a alimentação saudável transcende a nutrição ideal.

Único homem entre os profissionais presentes ao workshop, Vitor Correa, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Realengo e Magalhães Bastos, na Zona Oeste, saiu do encontro mais motivado a continuar o trabalho que exerce:

– O workshop foi bastante interessante e nos mostrou que a culinária não é apenas uma questão de contagem de nutrientes. Quando o paciente nos procura é importante também abordarmos a nutrição comportamental, saber o que ele gosta e não gosta de comer e explorar receitas que remetem às memórias positivas, como as que vivenciamos neste encontro, e trabalhar a nutrição como um todo. Foi mesmo uma imersão de aprendizado.

• 30 de agosto de 2019