Mudanças no trânsito pedidas pela população em Vila Isabel

Publicado em 01/02/2020 - 11:04 | Atualizado em 01/02/2020 - 11:22
Rua Teodoro da Silva teve redução de duas para uma faixa de BRS. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do RioRua Teodoro da Silva teve redução de duas para uma faixa de BRS. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ouviu a comunidade local, perguntou sobre se seriam viáveis mudanças pedidas e, neste sábado (01/02), esteve em Vila Isabel para acompanhar o início da nova operação de trânsito. A Rua Teodoro da Silva recebeu a redução de duas para uma faixa de BRS.

Após reuniões com a população e estudos feitos pela CET-RIO e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Prefeitura entendeu o objetivo do pedido, que era proporcionar a melhor fluidez dessa rua e de suas vias de acesso, principalmente a autoestrada Grajaú Jacarepaguá e a rua Barão de São Francisco.

– Ouvimos vários moradores e líderes locais e eles pediram que fizéssemos uma mudança no trânsito, que hoje está sendo implantada – afirmou Crivella.

O COR e a CET-Rio farão o monitoramento do eixo para fazer os ajustes necessários.

Cidade conta com 21 corredores BRS

A cidade conta com 21 corredores BRS. O último foi inaugurado na Avenida Mem de Sá, na Lapa, em novembro de 2019. Com este corredor, a extensão total de corredores BRS na Cidade do Rio de Janeiro totaliza 55,7 km. Os corredores existentes do BRS encontram-se nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro, Estácio, Tijuca, Maracanã, Méier, Botafogo e Vila Isabel.

Por que os corredores BRS são importantes?

A prioridade do transporte público sobre o carro de passeio tem o objetivo de favorecer o deslocamento distribuição justa do espaço público viário entre os diferentes modos de transporte, conforme preconiza do maior número de cidadãos, proporcionando mais agilidade nas viagens, além de promover uma a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro.