Publicado em 16/01/2020 - 13:01 | Atualizado em 18/01/2020 - 13:42
  • Início/
  • /
  • Vigilância do Rio capacita servidores concursados que vão reforçar as ações de Saúde e de Fiscalização Sanitária

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio realizou nesta quarta-feira, 15, mais uma etapa do curso de capacitação dos 15 novos servidores aprovados em novembro no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde e que acabaram de chegar para reforçar os times das inspeções sanitárias. Ao todo, são dez enfermeiros lotados na equipe da Coordenação de Fiscalização Sanitária e cinco farmacêuticos na Coordenação de Saúde. Há quase 20 anos a Vigilância não recebia servidores concursados. A nova turma tomou posse no último mês de dezembro, inaugurando o auditório da nova sede da Superintendência de Educação (Sipe) da Vigilância, na Rua Maria Eugênia, 148, no Humaitá. Os 15 profissionais vão receber 160 horas aulas em um processo que vai até fevereiro.

A qualificação tem sido uma das prioridades nesses três anos da atual gestão da Vigilância. Tanto que em 2017 foram 13 mil capacitados, o dobro das 6.613 no ano anterior. Já em 2018 foram mais de 20 mil profissionais qualificados em 14 modalidades de cursos que, em 2019, subiram para 36, com praticamente o mesmo número de capacitados e um total de 60 mil pessoas qualificadas nos três anos do governo Crivella, com um aumento de mais de 1.000% em relação aos dois últimos anos do governo anterior. Agora em 2020, a estimativa é de um acréscimo de, pelo menos, 20% nas capacitações nos cerca de 40 cursos gratuitos, todos eles com certificação e agenda e cartilhas disponibilizados no site da Vigilância. Confira a lista de cursos deste ano.

Nova sede – No casarão do Humaitá, além do auditório com capacidade para até 80 lugares, há área exclusiva para o atendimento à população sobre o licenciamento sanitário, antes feito na Rua do Lavradio, 180, na Lapa. As novidades fazem parte da ampliação do programa Vigilância em Curso, que oferecerá em 2020 quase 40 cursos de capacitação, palestras e outras atividades de orientação. São ações com foco na prevenção de riscos à saúde pública, que muito têm contribuído para a redução de irregularidades identificadas no dia a dia das inspeções realizadas em praias, pontos comerciais de alimentos, de saúde, de beleza e estabelecimentos em geral.

• 16 de janeiro de 2020