Prefeitura do Rio pede à população que mantenha as regras de distanciamento social

Publicado em 09/10/2020 - 10:09 | Atualizado em 09/10/2020 - 10:13
Agentes da Guarda Municipal fiscalizam o cumprimento das normas sanitárias no enfrentamento à Covid-19. Foto: Guarda Municipal/Divulgação - arquivo

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o pedido para que a população evite aglomerações, use máscara e siga as regras de distanciamento social. Com a aproximação do feriadão de 12 de outubro, o superintendente de educação da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, destaca o papel da cada cidadão na redução dos riscos de contágio da covid-19. Cada um deve ser responsável por sua saúde e cuidadoso com a saúde do outro.

Graça explica que 30 dias após o início da Fase 6B, vigente desde 1º de outubro, será feita avaliação pelo comitê científico. O município pode passar ao período conservador, quando ainda haverá medidas restritivas e fiscalização, mas já com as fases de retomada das atividades concluídas.

– Durante esse período de retomada, de forma gradual e responsável, fomos retornando às atividades econômicas, com protocolo e regras de segurança. É muito importante que a população entenda que a retomada não é um sinal de que as coisas retornaram a seu pleno normal. Isso não é possível no momento.  É muito importante que as pessoas continuem assumindo sua responsabilidade e tenham seu senso de empatia, de se colocar no lugar do outro, sempre preocupadas com o próximo, no sentido de se prevenir, de forma a não contratir a doença e não transmiti-la – alerta Flávio Graça.

• 9 de outubro de 2020