Instituto de Vigilância Sanitária intensifica ações na reta final de 2020

Publicado em 31/12/2020 - 12:30 | Atualizado em 31/12/2020 - 13:07
Fiscalização da Vigilância Sanitária: combate a aglomerações e outras irregularidades. Foto: divulgação / Subvisa

A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações de prevenção nos últimos dias de 2020. A intenção é garantir que a proibição de eventos pela orla da cidade, publicada em Decreto no último dia 29, seja cumprida.

Ontem, dia 30, equipes do IVISA-RIO realizaram 23 inspeções em estabelecimentos com programações de eventos de pré-réveillon/réveillon, para alertá-los da importância de que se cumpra a proibição das festas. Todos os locais receberam o Termo de Visita Sanitária (TVS). Segundo o Decreto 48322/20, a concessão de licenças e autorizações está vedada desde o dia 28 até às 6 horas da manhã do dia 1 de janeiro.

Os locais inspecionados se encontram nos bairros da Lagoa, Leblon, Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, Urca, Jardim Botânico , Copacabana, Centro, Santa Teresa e Santo Cristo.

Além dos 23 Termos de Visita Sanitária, 3 receberam auto de infração, por motivos como falta de licença sanitária, obstrução à ação de fiscalização e falta de uso de máscaras por parte de consumidores no interior do estabelecimento.

Equipes de prontidão na virada

Para a virada do ano, o efetivo do IVISA contará com equipes que atuarão de maneira estratégica, em conjunto com outras pastas. Elas estarão nas orlas de Copacabana e Barra da Tijuca, fiscalizando as ações de quiosques, proibidos de realizarem eventos privados, com música ao vivo e delimitando espaços cercados. Também haverá equipes de prontidão ao longo do dia, atendendo denúncias recebidas nos canais de atendimento 1746, até a meia-noite do primeiro dia de 2021.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária, reforça a importância de oficializar as denúncias nos nossos canais de atendimento.

Para denunciar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Central 1746. Podendo acessar o site 1746.rio, discar 1746 de qualquer telefone ou baixar o aplicativo 1746 Rio.

Acesse o link: https://www.1746.rio/portal/servicos

• 31 de dezembro de 2020