Transportes: cerca de 600 novos ônibus comprados vão requalificar o sistema BRT

Publicado em 13/12/2022 - 07:12 | Atualizado em 03/03/2023 - 14:54
O novo modelo do BRT teve identidade visual redefinida nas cores amarela e prata e é mais moderno - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), comprou cerca de 600 novos ônibus para requalificação do sistema BRT. Foram realizadas três licitações para a aquisição dos veículos. Na primeira, ocorrida no dia 1º de abril deste ano, foram comprados 191 ônibus, sendo 120 articulados e 71 no modelo padron.

A segunda aconteceu no dia 27 de maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. A previsão é que os veículos comprados nas duas primeiras licitações sejam entregues, gradativamente.  Inicialmente, foram entregues 80 ônibus, que estão em circulação na Transolímpica e no percurso entre os terminais Alvorada, Centro Olímpico e a estação Jardim Oceânico. No dia 1º de março, aniversário da cidade do Rio, a Prefeitura entregou mais 110 novos ônibus para o sistema. Os veículos comprados começaram a circular na Transcarioca, que teve toda a sua frota renovada.

A terceira licitação ocorreu no dia 17 de novembro e mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Mobi-Rio reformou 91 estações do sistema BRT

Operação do sistema de bilhetagem digital terá início no primeiro semestre de 2023

• 13 de dezembro de 2022