Tijuca terá fiscalização em ônibus para conferir funcionamento de acesso a pessoas com deficiência

Publicado em 22/10/2019 - 15:48 | Atualizado em 23/10/2019 - 10:04
A primeira edição da blitz Rio + Acessível fiscalizou funcionamento dos acessos a cadeirantes em ônibus na região da Central do Brasil. Foto: Paulo Sergio / Prefeitura do RioA primeira edição da blitz Rio + Acessível fiscalizou funcionamento dos acessos a cadeirantes em ônibus na região da Central do Brasil. Foto: Paulo Sergio / Prefeitura do Rio

Quinta-feira é dia de Blitz Rio+ Acessível. A segunda edição da campanha será neste dia 24 de outubro, desta vez na Tijuca, Zona Norte. Em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) fará panfletagem e fiscalização dos ônibus. O objetivo será conferir o estado de conservação e o funcionamento dos elevadores para cadeirantes. A ação ocorrerá das 9h às 11h, ao lado da Igreja Santo Afonso.

A SMTR aplicará multas em ônibus que não estiverem operando corretamente. A blitz serve para mostrar aos cidadãos a importância da inclusão na vida da pessoa com deficiência. A ação não busca somente punir, mas sim educar e conscientizar sobre a necessidade de bom funcionamento do transporte público para todos.

A primeira edição da blitz Blitz Rio+ Acessível foi na Central do Brasil. Durante a ação, foi verificado que muitos ônibus não estavam com o elevador funcionando corretamente, o que resultou em 20 coletivos multados. A blitz Rio+ Acessível será levada a outros bairros nas próximas ocasiões.

• 22 de outubro de 2019