Prefeitura soma 916 ações e 4.602 multas por irregularidades nos transportes durante pandemia

Publicado em 16/10/2020 - 20:01 | Atualizado
Agentes registraram 337 autuações em dois dias de fiscalização. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioAções estão intensificadas há 7 meses, desde o início do período de isolamento. Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, reforçou as ações de fiscalização desde o início da pandemia, na primeira quinzena de março, com o objetivo de inspecionar o cumprimento dos protocolos sanitários e os demais serviços ofertados aos passageiros.

Com o reforço das operações, a SMTR passou a atuar com cerca de 70 agentes em pontos de linhas regulares de ônibus, estações de maior demanda do BRT, garagens e em outros pontos estratégicos da cidade. Em sete meses, a secretaria realizou 377 ações voltadas para os serviços de ônibus convencionais, 219 ações em estações do BRT e 320 operações com foco nos táxis, fretamento e demais modais de transporte de passageiros.

Durante essas ações, foram registradas 1.200 multas aos consórcios de ônibus e 3.325 autuações ao BRT Rio. A maioria das irregularidades flagradas durante a pandemia foram: circulação com frota reduzida, inoperância de linhas, intervalo irregular e falta de organização nos terminais do BRT. A lotação indevida também foi recorrente: foram 137 multas para ônibus de linhas regulares e 2.077 ao BRT.

No caso dos táxis e outros modais, inclusive motoristas de carros particulares flagrados infringindo o Código de Trânsito Brasileiro, foram registradas 77 multas, além de 7 veículos lacrados. Entre as principais infrações, estão: vistoria e seguro vencidos, uso de celular ao volante, uso de letreiro luminoso indicando aplicativo de transporte e estacionamento irregular.

Canal direto com passageiros

Em junho, a SMTR estabeleceu um canal direto com os usuários de ônibus, o SMTR com VOCÊ, para que registrassem sugestões e reclamações acerca dos serviços, fundamentais para que a secretaria pudesse agir pontualmente, fazendo as averiguações e cobranças necessárias, a fim de sanar os problemas enfrentados pelos passageiros. Em quatro meses de funcionamento do canal, 369 mensagens foram registradas. O número do Whatsapp para envio de mensagens é o (21) 98909-3717.

Comitê Emergencial

Vale destacar, ainda, a atuação do Comitê Emergencial, criado em agosto através da Resolução n° 3309, com o objetivo de atender as reclamações captadas junto aos usuários de ônibus através do canal SMTR com VOCÊ. O corpo técnico atuou de forma a minimizar os problemas de descontinuidade dos serviços apontados, tendo em vista as graves consequências geradas pela pandemia na mobilidade urbana. Desde então, 77 linhas de ônibus que estavam inoperantes voltaram às ruas e outras 12 tiveram reforço na frota. O resultado foi alcançado através de ações conjuntas com os consórcios e operadores do sistema, por meio de ações sistemáticas e enérgicas da SMTR nas garagens, inspecionando os serviços e os detalhes da operação.