Prefeitura poderá multar consórcios por meio dos dados de GPS dos ônibus

Publicado em 16/06/2021 - 13:04 | Atualizado
Painéis informam com precisão a localização dos ônibus - Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio de Janeiro poderá multar, a partir do próximo mês, os consórcios do Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO) por meio de uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transportes que monitora os dados de GPS dos veículos. Os painéis, conhecidos como dashboards, informam com precisão a localização dos ônibus e permitem aos técnicos da SMTR saber se as empresas estão operando com a frota determinada para cada linha no dia a dia.

– A ferramenta nos dá uma visão mais clara e rápida sobre o funcionamento do sistema e das necessidades dos usuários. Este avanço tecnológico é fundamental para otimizar o trabalho da SMTR. Não vamos mais precisar, necessariamente, de fiscais nas ruas contando ônibus para multar a linha. Nosso time de fiscalização pode se concentrar em funções mais nobres – explicou a secretária Maína Celidonio.

Para a aplicação de infrações do código disciplinar do SPPO não serão considerados em operação os veículos identificados dentro da garagem, parados por mais de 30 minutos no mesmo ponto, ou que estejam realizando um trajeto diferente do determinado para a linha. A frota operante será comparada com a frota determinada do dia da análise, levando-se em consideração a margem tolerável. A avaliação acontecerá nos horários de pico da manhã e da tarde.

Conforme a resolução publicada no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira (16/06), a medida entrará em vigor no dia 16 de julho.

Planejamento

O sistema de monitoramento auxilia também no planejamento das operações dos ônibus. Com informações sobre o número de passageiros transportados por cada linha e a frota em circulação, é possível prever a necessidade de aumento ou redução do número de ônibus em determinados dias.

Essa modalidade de monitoramento é uma inovação na prefeitura do Rio. Além de trazer as informações mais importantes sobre o sistema de transporte por ônibus na cidade, que inclui o BRT,  permite ainda que a população possa consultar sobre a circulação das linhas de ônibus para saber quantos veículos estão operando em cada faixa de horário. Os dados podem ser acessados pelo site da Secretaria Municipal de Transportes (http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr),  na área “Transparência da Mobilidade”.

• 16 de junho de 2021