Prefeitura faz nova operação em garagens e outras 34 linhas voltam para as ruas

Publicado em 19/08/2020 - 14:28 | Atualizado
Fiscais atuaram com foco nos serviços mais reclamados pelos passageiros.- Crédito: Divulgação/SMTR

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou mais uma grande operação nas garagens de empresas de ônibus, na madrugada desta quarta-feira (19), com foco nas linhas mais reclamadas pela população por inoperância e circulação com frota reduzida. A ação dos fiscais fez com que mais 34 linhas retornassem às ruas. Na véspera, outras 33 já haviam retomado a operação.

As equipes inspecionaram 16 garagens. São elas: Três Amigos, Campo Grande, Acari, Ideal, Paranapuan, Pégaso/Palmares, Jabour, Barra (duas garagens), Redentor/Futuro, Transurb, Real, Braso Lisboa, Nossa Senhora de Lourdes, Pavunense e Vila Real. A operação faz parte das ações do Comitê Executivo, criado em caráter emergencial, para tratar das linhas de ônibus que estavam sem operar à revelia do poder concedente, o que se agravou durante a pandemia.

– Com a ajuda dos passageiros, que registram reclamações acerca dos serviços dos ônibus pelo canal direto com a SMTR, estamos atuando pontualmente nas irregularidades e cobrando dos operadores que cumpram as obrigações previstas, de forma que os usuários não sejam prejudicados, especialmente neste momento de retomada das atividades na cidade – ressaltou o secretário de Transportes, Paulo Jobim. O número do Whatsapp do SMTR com VOCÊ é o 98909-3717.

As linhas que voltaram a circular hoje são:

SE 17 (Campo Grande x Santa Cruz)
388 (Santa Cruz x Candelária)
392 (Bangu x Candelária)
394 (Vila Kennedy x Tiradentes)
434 (Grajaú x Siqueira Campos)
462 (São Cristóvão x Copacabana)
615 (Pavuna x Del Castilho)
686 (Fazenda da Bica x Madureira)
687 (Pavuna x Méier)
688 (Méier x Pavuna)
693 (Méier x Alvorada)
709 (Cascadura x Amarelinho)
769 (Jardim Violeta x Madureira)
786 (Campo Grande x Marechal Hermes)
789 (Campo Grande x Cascadura)
813 (Mangaratiba x Santa Cruz)
823 (Vargem Grande x Recreio)
836 (Caboclos x Campo Grande)
837 (Conjunto da Marinha x Campo Grande)
845 (Cantagalo x Campo Grande)
854 (Campo Grande x Mato Alto)
871 (Sepetiba x Estação Cesarão)
872 (Sepetiba x Estação Cesarão III)
874 (Marambaia x Estação Ilha de Guaratiba)
886 (Freguesia x Barra da Tijuca)
901 (Bonsucesso x Bananal)
915 (Bonsucesso x AIRJ)
922 (Tubiacanga x Aeroporto Internacional)
924 (Aeroporto x Bananal)
925 (Aeroporto x Bancários)
935 (Ribeira x Portuguesa)
934 (Ribeira x Portuguesa)
946 (Pavuna x Engenho da Rainha)
963 (Santa Maria x Taquara)

Na operação da última segunda (17), outros 33 serviços de ônibus foram retomados após a ação da SMTR nas garagens. São eles:

010 (Fátima x Central)
109 (São Conrado x Central)
311 (Engenho Leal x Candelária)
342 (Jardim América x Castelo)
346 (Madureira x Candelária)
349 (Rocha Miranda x Castelo)
380 (Curicica x Candelária)
384 (Pavuna x Passeio)
385 (Village Pavuna x Passeio)
389 (Vila Aliança x Candelária)
702 (Praça Seca x Madureira)
739 (Sulacap x Bangu)
741 (Barata x Bangu)
743 (Barata x Bangu)
744 (Realengo x Cascadura)
773 (Cascadura x Pavuna)
817 (Terminal Recreio x Vargem Grande)
822 (Corcundinha x Campo Grande)
825 (Campo Grande x Jesuítas)
830 (Pedregoso x Campo Grande)
832 (Taquara x Alvorada)
833 (Conjunto Mangaratiba x Campo Grande)
841 (Vilar Carioca x Campo Grande)
842 (Paciência x Campo Grande)
849 (Base Aérea de Santa Cruz x Campo Grande)
850 (Mendanha x Campo Grande)
869 (Santa Margarida x Campo Grande)
882 (Tanque x Alvorada)
887 (Pechincha x Barra da Tijuca)
891 (Sepetiba x Mato Alto)
893 (Jardim Palmares x Campo Grande)
895 (Serrinha x Campo Grande)
896 (Pingo D´água x Estação Mato Alto)

Ônibus lacrado

Um coletivo que foi denunciado por usuários pelo seu mau estado de conservação, foi localizado pela SMTR, durante as ações desta quarta-feira, multado e lacrado. O veículo, que fazia a linha 327 (Castelo x Ribeira), não tem registro na secretaria, estava com bancos soltos e com o dispositivo de acessibilidade inoperante.

Ação enérgica da SMTR

A linha 010 (Fátima x Central – Circular) está entre as que voltaram a operar na última segunda-feira e deveria estar circulando nas ruas normalmente desde o turno da manhã. Fiscais da SMTR estiveram na garagem da empresa operadora nesta quarta e acompanharam a saída de veículos que realizam o itinerário. Porém, após reclamações de que os ônibus não chegavam no ponto final, a SMTR agiu novamente e retornou à garagem para resolver a questão junto à operadora. Em seguida, os veículos passaram a operar para atender os passageiros.

O coordenador do Comitê Executivo, subsecretário Allan Borges, reforçou a importância da atuação enérgica da SMTR neste momento.

– Os agentes da SMTR estão atuando incansavelmente e vão seguir nesse ritmo para que as linhas retornem às ruas, como deve ser. O objetivo principal será sempre promover melhorias no sistema em prol da população carioca. Por isso, ações como essa vão acontecer com regularidade – finalizou.