Passageiro que usar o BRT ganhará mais uma integração com o Bilhete Único Carioca

Publicado em 29/03/2023 - 14:26 | Atualizado
Os novos ônibus articulados do BRT - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informa que, a partir do dia 19 de abril, o passageiro que usar o BRT poderá fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC). Ou seja, desde que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário, será permitido ao usuário fazer mais uma integração. A medida foi publicada em decreto na edição desta quarta-feira (29/3) do Diário Oficial do Município. Atualmente, pelas regras de integração do BUC, só é possível realizar duas viagens pelo preço de uma passagem.

– Esta é mais uma medida que a Prefeitura adota que é possível em virtude do processo de requalificação do sistema BRT. O Rio é uma cidade grande e muitos passageiros precisam fazer mais de uma integração. Agora que o BRT está voltando a funcionar, esta medida vai ajudar muito as pessoas a chegarem ao seu destino sem precisar pagar mais de uma passagem – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Todos os modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca podem ser utilizados nas outras duas viagens, como ônibus convencionais, vans e VLT. Não importa a ordem das integrações, desde que o BRT seja um dos meios de transporte utilizados. O período para realizar as integrações será de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Até o fim deste mês, serão 291 veículos já entregues. Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

85% das estações do sistema BRT já foram reformadas

Das 125 estações do sistema BRT, 106 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

• 29 de março de 2023