Crivella lança programa para ajudar taxistas a limpar o nome no Serasa

Publicado em 26/03/2019 - 13:20 | Atualizado em 28/03/2019 - 12:18

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recebeu nesta terça-feira, dia 26/3, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul, taxistas contemplados com autonomias no último dia 13. Eles terão a oportunidade de renegociar dívidas e obter empréstimos para a compra de novos carros, em uma iniciativa que inclui a Secretaria Municipal de Transportes e o Procon Carioca, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

– Peço a vocês que tenham paciência e calma. Vamos comprar o carro, arrumar 20% de sinal, tirar o nome do Serasa, trabalhar no TAXI.RIO. Vai ter sempre uma corridinha para vocês. Estamos com 25 mil corridas por dia (no aplicativo), em torno de R$ 20,00 cada uma; todo dia dá meio milhão de reais, ao fim do mês, são R$ 15 milhões. Dentro do que eu posso, vou lutar para fazer o melhor que eu puder para vocês – disse Crivella, dirigindo-se aos taxistas.

Procon montou uma tenda para atender os taxistas
Procon montou uma tenda para atender os taxistas – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O Procon Carioca montou uma tenda no estacionamento do Palácio da Cidade para registrar os pedidos de renegociação dos motoristas, que serão encaminhados às empresas com as quais os taxistas tenham dívidas. Em até 30 dias, eles terão a resposta do órgão.

Já a Caixa oferece serviços como abertura de conta corrente (mesmo com restrições cadastrais), consórcio de veículos e renegociação de dívidas (para os que possuírem dívida com a Caixa). No caso dos que não possuem restrições, será possível analisar a viabilidade de obtenção de crédito pessoal para a compra do carro zero.

No dia 13 de março, o prefeito Marcelo Crivella entregou novas 240 autonomias a motoristas de táxi, que aguardavam na fila há cerca de 20 anos. No total, 300 autonomias foram liberadas na ocasião. As 60 restantes estão divididas entre 30 para pessoas com deficiência e 30 para motoristas com dependentes deficientes.

Durante a gestão Crivella, já foram distribuídas 750 novas autonomias. Além disso, a pedido do prefeito, foi criada a plataforma TAXI.RIO, o que tornou a categoria mais competitiva na disputa pelo mercado de aplicativos para transporte individual de passageiros.

Taxistas comemoram oferta de crédito

O taxista Manoel Gomes de Almeida tenta um crédito para comprar um carro novo – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Manoel Gomes de Almeida estava duplamente feliz. Além de ser um dos contemplados com a autonomia, ele agora está perto de conseguir um crédito com a Caixa Econômica para comprar um carro novo:

– Estou muito feliz, é a realização de um sonho. Tenho conta corrente desde 1989 num banco privado, mas os juros são bem altos. Agora, com o financiamento mais em conta, vou poder comprar o carro que eu quero e trabalhar sem a pressão de ter que pagar uma diária – disse o taxista, que trabalhou como auxiliar por 17 anos.

Alexandre Antunes quer usar o dinheiro que sobrar para pagar contas
Alexandre Antunes quer usar o dinheiro que sobrar para pagar contas – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Alexandre Antunes dos Anjos também não escondia a cara de felicidade. Foi auxiliar durante 18 anos e agora vê a oportunidade de, finalmente, conseguir juntar dinheiro para realizar seus sonhos e os de sua família:

– Considero essa autonomia uma carta de alforria. Terei liberdade para poder trabalhar. O dinheiro que eu pagava de diária agora vai sobrar para pagar as despesas de casa e também para passeios e viagens.