Coronavírus: Prefeitura inicia fiscalização para verificar cumprimento das restrições de lotação nos ônibus

Publicado em 18/03/2020 - 23:23 | Atualizado em 19/03/2020 - 07:40

As secretarias Municipal de Transportes e de Ordem Pública começaram, na tarde desta quarta-feira (18/03), a orientar passageiros do BRT sobre as restrições das viagens em pé nos ônibus. A ação ocorreu nos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, e contou com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio e Polícia Militar.

Os agentes da SMTR orientaram os passageiros sobre o impedimento de os ônibus circularem com lotação, visando a segurança de todos, e auxiliaram a entrada dos usuários nos coletivos. Controladores de estação do BRT, que também participaram da ação, dispararam aviso sonoro com a recomendação da Prefeitura.

Com a orientação das equipes, todos os ônibus saíram do terminal Jardim Oceânico com os passageiros sentados. No Terminal Alvorada, cinco linhas descumpriram a determinação e chegaram com usuários viajando em pé nos coletivos. Cinco multas foram aplicadas ao consórcio BRT. A operação, que transcorreu durante toda a tarde, foi encerrada por volta das 21h.

As fiscalizações irão ocorrer frequentemente, sempre nos horários de pico, nas estações de maior movimento do BRT.

A SMTR também está atenta aos serviços prestados pelos ônibus convencionais e já oficiou os consórcios atuantes na cidade para que cumpram a determinação de que os passageiros sejam transportados sentados, sem haver superlotação dos coletivos. Os fiscais da SMTR atuaram na manhã desta quarta (18) em diferentes pontos da cidade para verificar as condições dos ônibus, e as ações seguirão intensificadas.

Coronavírus: Prefeitura cria regras de transportes para evitar propagação da pandemia na cidade