Publicado em 07/01/2021 - 10:57 | Atualizado em 07/01/2021 - 11:17
  • Início/
  • /
  • Ação integrada da Prefeitura na estação do BRT Mato Alto leva melhoria de serviços aos usuários
A operação teve como objetivo garantir mais conforto e maior sensação de segurança aos usuários Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Transportes, a Subprefeitura da Zona Oeste e outros órgãos da Prefeitura, em conjunto com o BRT Rio, realizaram nesta quinta-feira (07/01) uma ação integrada na estação Mato Alto para melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do BRT. A operação teve como objetivo garantir mais conforto e maior sensação de segurança aos usuários, além de reduzir o risco de transmissão da Covid. Foram distribuídas máscaras doadas pelas parceiras Michelin e Blueman.

– Esta operação tem a duração de 15 dias. Todo dia tenho visitado estações do BRT com maior aglomeração, como é o caso da estação Mato Alto. No final deste período, vamos fazer uma reunião com todos os órgãos que participam desta ação integrada para discutir as principais percepções e, assim, tomar as medidas necessárias para tornar a fiscalização e o monitoramento mais eficientes – disse a secretária Maína Celidonio.

Sobre a operação

Esta ação integrada contempla as 26 estações do BRT com maior movimento de passageiros e tem, além da SMTR, a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT Rio, operador do sistema, para solucionar as irregularidades já identificadas em cada estação e no seu entorno.

Além de distribuição de máscaras aos usuários e orientações sobre protocolos sanitários, há acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.

As 26 estações beneficiadas com a ação integrada da prefeitura são:

Corredor TransCarioca: André Rocha, Aracy Cabral, Curicica, Madureira –Manaceia, Mercadão, Pinto Teles, Praça do Bandolim, Tanque,Taquara, Terminal Aroldo Melodia, Terminal Madureira – Paulo da Portela, Via Parque e Vicente de Carvalho.

Corredor TransOeste:Bosque Marapendi, General Olímpio, Gláucio Gil, Magarça, MatoAlto, Nova Barra, Pingo D´Água, Recreio Shopping, Salvador Allende,Santa Cruz, Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico.

Corredor TransOlímpica: Terminal Recreio.

Planejamento

Para reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo, junto ao BRT Rio, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. O objetivo é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.

Prefeitura inicia ação integrada para melhorias nos serviços do BRT

• 7 de janeiro de 2021