Trabalha Rio terá mutirão de serviços no sábado, na Ilha do Governador

Publicado em 24/01/2024 - 16:57 | Atualizado
O mutirão de serviços do Trabalha Rio será no Jequiá Iate Clube, no sábado - Roberto Moreyra/SMTE

O Trabalha Rio promove, no próximo sábado (27/1), novo mutirão de serviços na cidade do Rio. Dessa vez, o programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará no Jequiá Iate Clube, na Praia do Zumbi, na Ilha do Governador, das 10h às 15h. O objetivo da ação é cadastrar currículos para oportunidades de emprego do banco de vagas de empresas parceiras da Prefeitura do Rio.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, além do cadastramento de currículos no banco de oportunidades da secretaria, as pessoas poderão se vacinar e ainda tirar dúvidas jurídicas com equipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

– A ideia é aproximar os serviços da Prefeitura do Rio da população. Em 2023, fizemos 15 mil atendimentos e 127 ações do Trabalha Rio. O programa não faz apenas o cadastro de currículos, mas ele também identifica oportunidades de emprego e aproxima empregadores de candidatos – explicou o secretário.

Na ação da última quarta-feira, a equipe do Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá distribuiu kit de higiene bucal, fez aferição de pressão arterial e aplicou vacinas. Já a Namah Social, associação que leva oficinas na área de moda para pessoas em situação de vulnerabilidade, ofereceu oficina de carnaval.

– O nosso projeto busca despertar a habilidade manual das pessoas. E, ao aprender a customizar um arco ou aplicar lantejoulas numa camiseta, as pessoas podem transformar isso em fonte de renda – lembra a designer de moda e fotógrafa Maria Navarro, à frente da instituição.

Para Reginaldo Gomes da Silva, de 63 anos, o Trabalha Rio e o Rio+Cursos, de qualificação profissional, têm possibilitado a ele sonhar com o retorno ao mercado de trabalho:

– Fiz o curso de porteiro, e, agora, estou doido para trabalhar, seja como zelador, porteiro, ascensorista ou balconista. Hoje, eu, minha mulher e meu neto vivemos apenas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

• 24 de janeiro de 2024