Trabalha Rio percorre a cidade para levar empregabilidade e capacitação profissional

Publicado em 19/09/2023 - 11:26 | Atualizado em 19/09/2023 - 11:28

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), leva nesta semana o Programa Trabalha Rio ao Centro, à Taquara e à Cidade de Deus. Nesta terça-feira (19/9), a caravana marca presença no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD), localizado na Avenida Presidente Vargas, 1.997), oferecendo acesso aos processos seletivos das empresas parceiras, das 10h às 15h, em mais uma edição do Circuito Dia D, feira de empregabilidade da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS. A SMTE divulgou, no início da semana, 322 vagas especiais para PCDs em toda a cidade.

Já na sexta-feira (22/9), das 13 às 17h, acontece mais um dia de cadastro em processos seletivos e cursos de capacitação profissional na sede do Grupo Arco-Íris (Rua da Carioca, 45, no Centro), ONG de defesa dos direitos da comunidade LGBTQI+, que recebe atualmente um posto avançado do Trabalha Rio voltado especialmente para esse segmento da população.

No sábado (23/9), será a vez do programa itinerante ocupar as instalações do Rotas do Direito, localizado nos fundos da Escola Municipal Juan Montalvo, na Taquara (Av. Nelson Cardoso, 1221, fundos). A ação ocorrerá das 10 às 15h.

E, no domingo (24/9), fechando a programação da semana, o Trabalha Rio estará na Cidade de Deus, na sede da Igreja Adventista do 7º Dia (Rua Edgard Cavalheiro, 32), atendendo ao público local das 10h às 15h.

– Além das ações itinerantes pela cidade, temos promovido um trabalho de oferta das ações de empregabilidade e capacitação também aos beneficiários do programa Prato Feito Carioca, alimentados todos os dias pelas Cozinhas Comunitárias credenciadas. Entendemos que o emprego formal, com carteira assinada, oferece um grau de segurança que a informalidade não consegue atingir. Queremos levar a proteção da CLT e da Previdência Social ao maior número possível de cariocas – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Além das vagas de trabalho, a secretaria divulgará os cursos realizados em parceria com várias organizações, como a Escola Digital co.liga, de Economia Criativa, liderado pela Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de cursos online 100% gratuitos. Atualmente, são 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa.

O Instituto PROA, parceiro estratégico da SMTE, está com seis mil vagas de capacitação profissional destinadas a estudantes da rede pública de ensino que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. Há qualificações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, UX Design (Experiência do Usuário na Web), Promoção de Marcas e Educação Financeira, todos patrocinados por grandes empresas de cada setor.

Trabalha Rio divulga vagas disponíveis no mercado de trabalho  e também para o Programa Rio + Cursos

O Trabalha Rio é responsável pela realização de ações sociais descentralizadas e itinerantes visando levar os serviços da SMTE para as comunidades e facilitar o acesso ao trabalho aos que têm dificuldade de se dirigir a um dos postos da Central do Trabalhador. Os serviços realizados são divulgação de vagas disponíveis na semana para ingressar no mercado de trabalho e também no Programa Rio + Cursos. Por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Qualificação, a secretaria visa contribuir com o desenvolvimento da capacitação do trabalhador carioca na busca de conhecimentos básicos necessários para auxiliar pessoas que estejam em estado de vulnerabilidade a ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho. Os cursos são realizados nos formatos presencial e online. Quem tiver dúvidas sobre emissão da carteira de trabalho digital e obtenção do seguro-desemprego poderá obter informações nos eventos.

Serviço:

Trabalha Rio, ação itinerante de empregabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Terça-feira (19/9)

Circuito Dia D

Local: CIAD (Av. Presidente Vargas, 1.997)

Sexta-feira (22/9)

Local: Grupo Arco-Íris, Rua Carioca, 45, Centro

Sábado (23/9)

Local: Rotas do Direito (Escola Municipal Juan Montalvo, Av. Nelson Cardoso, 1.221, fundos – Taquara)

Domingo 24/9

Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia (Rua Edgard Cavalheiro, 32, Cidade de Deus)

Horário: 10h às 15h.