Previdência Social e Prefeitura do Rio organizam parceria para requalificação de beneficiários do INSS

Publicado em 17/04/2023 - 20:22 | Atualizado

O Ministério da Previdência Social e a Prefeitura do Rio, a partir da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, estruturam projetos de requalificação para beneficiários do INSS. A parceria foi abordada ao longo da reunião entre o ministro Carlos Lupi e o secretário Everton Gomes nesta segunda-feira (17/04), na sede do órgão municipal.

Por meio de cursos gratuitos oferecidos pela gestão municipal, aposentados, pensionistas e segurados por auxílio-doença poderão ampliar a qualificação e a conquista de novas oportunidades profissionais.

– Em consonância com a garantia de direitos previdenciários, estamos mobilizados para disponibilizar cursos que permitam o aumento da inclusão no mercado de trabalho. São iniciativas que garantem a cidadania de milhares de brasileiros, por todo o país, em consonância com a geração de renda  – disse o ministro.

Ao lado dos secretários municipais de Habitação, Patrick Corrêa; Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque; e Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro, Everton Gomes ressaltou o potencial da parceria para a progressiva criação de novas oportunidades profissionais e redução do tempo para análise de benefícios:

– Estruturaremos programas de inclusão, requalificação e reabilitação profissional para beneficiários. Em paralelo, colocamos nossos sete postos à disposição do governo federal para ajudar a reduzir as filas de pedidos no INSS.

Habitação social

Outra prioridade abordada foi a negociação de imóveis do INSS para destinação social. Entre os locais analisados, que poderão ser repassados por venda direta, estão espaços nas regiões Norte e Central da capital, como um prédio na Avenida Venezuela.

– Maior proprietário público de imóveis do Brasil, o INSS tem uma função social que está sendo reforçada pelo atual governo. Conjuntamente com a garantia de direitos previdenciários, vamos trabalhar para disponibilizar locais que permitam a redução do déficit habitacional para milhares de famílias – afirmou o ministro.

Dia do Trabalhador

No 1 º de maio, o Ministério disponibilizará o atendimento ao público com estande do INSS instalado no evento programado para o Parque de Madureira, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

– O trabalhador poderá buscar informações sobre os serviços disponibilizados pelo INSS em eventos simbólicos para todos os brasileiros – finalizou Lupi.

• 17 de abril de 2023