Prêmio nacional de educação empreendedora está com inscrições abertas até o fim de fevereiro

Publicado em 12/02/2023 - 09:34 | Atualizado

Estão abertas até o dia 28 deste mês as inscrições para o Prêmio Educador Transformador. O objetivo é reconhecer projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora e desenvolvidos por professores brasileiros de instituições de ensino, públicas ou privadas, de todo país. A iniciativa é do Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI.

Os professores podem inscrever projetos que foram ou estão sendo implementados (entre 2021 e 2023) em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação. São sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação Superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo Elaine Novetti, analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, um projeto educacional transformador é aquele que, ao trabalhar competências empreendedoras nos alunos, possibilita a transformação do conhecimento e da experiência em valor para estudantes, escolas e comunidade:

– Queremos reconhecer e valorizar a atuação de professores brasileiros tanto de escolas públicas quanto privadas que implementaram projetos educacionais transformadores. Entende-se que transformador é o ato de empreender dentro da escola.

Os vencedores de cada categoria receberão bolsas integrais no curso de MBA em Educação Empreendedora EAD (360h), ministrado pela Faculdade Sebrae, e mais cinco bolsas integrais similares para os indicados das suas instituições. Também serão convidados para uma missão técnica educacional custeada pelo Sebrae. Além disso, terá um pacote completo para o Congresso Bett Brasil 2023, troféus e certificado de Destaque Nacional no Prêmio Educador Transformador.  Os 70 finalistas, autores dos projetos mais bem avaliados, serão premiados com pacote completo para o congresso Bett Brasil 2023, incluindo ingressos para os quatro dias de evento, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, conforme estabelecido no regulamento.

O professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, esclarece que o Prêmio Educador Transformador abre um importante espaço nacional para os professores que acreditam na educação transformadora e que, com os seus projetos, desenvolvem nos alunos competências empreendedoras alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

– Se queremos verdadeiramente um país mais próspero e justo precisamos envolver os nossos alunos hoje na construção desse futuro melhor e mais sustentável – ressalta.

Os organizadores do Prêmio Educador Transformador realizarão um encontro online nesta segunda-feira (13/02), às 17h30, para integração dos participantes e detalhamento do projeto. O público-alvo são professores, gestores educacionais e pessoas que possam divulgar o prêmio em escolas. Link de acesso: https://linkss.app/ozxps (plataforma Teams).

Para Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Brasil, o prêmio tem toda sinergia com a urgência em promover o diálogo em torno de uma educação transformadora e inovadora, que prepara os estudantes para o trabalho, para o empreendedorismo e para o futuro, e que deve evoluir para ser ainda mais equitativa e de qualidade para todos.

– Abraçamos o projeto por entendermos o importante papel do educador na formação dos nossos jovens, preparando esse público para ingressar no mundo do trabalho – reforça o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

• 12 de fevereiro de 2023