Prefeitura leva Programa Trabalha Rio nesta semana à Rocinha, Centro e Cascadura

Publicado em 15/08/2023 - 09:25 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), leva nesta semana o Programa Trabalha Rio a três bairros: Rocinha, Centro e Cascadura. Na quarta-feira (16/8), a ação será realizada junto com a Help Doméstica, na Estrada da Gávea 1.217, na Rocinha, das 10h às 15h. Na sexta (18/8), o evento ocorrerá exclusivamente para o público LGBTQI+, em parceria com Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, no Centro, das 13h às 17h. E, no sábado (19/8), em dois endereços: na Av. Dom Helder Câmara, 9.648 (esquina c/ Rua Quintão), das 10h às 15h; e em Cascadura, em parceria com a Rede Incluir, no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD), à Av. Pres. Vargas 1.997, no Centro, das 9h às 16h.

– Faremos quatro Trabalha Rio nesta semana, um deles para pessoas com deficiência, em parceria com a Rede Incluir, no sábado – informou o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Além das vagas de trabalho, a secretaria divulgará os cursos realizados em parcerias com várias organizações, como a Escola Digital co.liga, de Economia Criativa, liderado pela Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho para ampliar as oportunidades de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de cursos online 100% gratuitos. Atualmente, são 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa. Há também cursos em parceria com Senai, que está com 14 vagas disponíveis até o dia 21 de agosto para um curso de 200 horas de pintor rolo e trincha, na área de construção civil, a ser realizado na Unidade Maracanã do Senai. Instituto Proa, parceiro estratégico da SMTE, está com seis mil vagas de capacitação profissional destinadas a estudantes da rede pública de ensino que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. Há qualificações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, UX Design (Experiência do Usuário na Web), Promoção de Marcas e Educação Financeira, todos patrocinados por grandes empresas de cada setor.

O Trabalha Rio é responsável pela realização de ações sociais descentralizadas e itinerantes visando levar os serviços da SMTE para as comunidades e facilitar o acesso ao trabalho aos que têm dificuldade de se dirigir a um dos postos da Central do Trabalhador. Os serviços realizados são divulgação de vagas disponíveis na semana para ingressar no mercado de trabalho e também no Programa Rio + Cursos. Por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Qualificação, a secretaria visa contribuir com o desenvolvimento da capacitação do trabalhador carioca na busca de conhecimentos básicos necessários para auxiliar pessoas que estejam em estado de vulnerabilidade a ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho. Os cursos são realizados nos formatos presencial e online. Quem tiver dúvidas sobre emissão da carteira de trabalho digital e obtenção do seguro-desemprego poderá obter informações nos eventos.

Serviço do Trabalha Rio:

Quarta-feira (16/8), das 10h às 15h, na Estrada da Gávea, 242, na Rocinha, em parceria com a Help Doméstica;

Sexta-feira (18/8) das 13h às 17h, no Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, no Centro, exclusivo para o público LGBTQI+;

Sábado (19/8) em duas localizações:

– Av. Dom Helder Câmara 9.648 (esquina c/ Rua Quintão) – Cascadura, das 10h às 15h;

– CIAD, Av. Pres. Vargas 1.997, Centro, das 9h às 16h, em parceria com a Rede Incluir.

• 15 de agosto de 2023