Prefeitura inaugura segunda cozinha comunitária do Complexo da Maré

Publicado em 26/06/2024 - 15:58 | Atualizado em 26/06/2024 - 15:59
A catadora de latinhas Inês dos Santos é uma das beneficiadas com a nova cozinha comunitária da Maré - Roberto Moreyra/SMTE

O Complexo da Maré tem uma nova Cozinha Comunitária Carioca. Nesta quarta-feira (dia 26/6), foi inaugurada no número 174 da Rua Projetada D, na comunidade Salsa e Merengue, uma filial do Prato Feito Carioca. A primeira unidade do programa no complexo, a Cozinha Comunitária Carioca Nova Holanda, foi inaugurada no dia 27 de setembro do ano passado, na Rua Bittencourt Sampaio 140.

– Desde junho de 2022, quando o Prato Feito foi lançado pela Prefeitura do Rio, já servimos mais de 3,7 milhões de refeições. O programa, de caráter emergencial, vem transformando a vida de milhares de pessoas. Mas, além da comida, queremos ensinar os trabalhadores a pescar, oferecendo cursos de qualificação e levando a eles o nosso banco de oportunidades – assinalou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Cogerida pelo Instituto Carioca de Atividade (ICA), a Cozinha Comunitária Frente Maré serve 280 refeições gratuitas diariamente. No comando do fogão, estão Isabel Cristina, de 50 anos, Natalyne da Silva Vicente, de 38, e Livia Maximiniano Pinto, de 34. E, na administração, Naldinho Lourenço e Alessandra Leandro.

– A cozinha é uma bênção de Deus. Se não fossem estas refeições, eu e meus três filhos estaríamos só comendo pão, porque estamos sem gás em casa – disse a catadora de latinhas Inês dos Santos, de 52 anos, que, nesta quarta-feira, levou para casa quatro quentinhas.

Com a inauguração desta quarta-feira, já são 25 cozinhas comunitárias em operação na cidade, atendendo a população que mais precisa. Até julho, a previsão é que sejam entregues mais sete cozinhas comunitárias. As próximas entregas serão: a Cozinha Comunitária da Apae, na Tijuca, nesta quinta-feira (27/6), às 12h; e as cozinhas comunitárias Maria Altina, em Santa Cruz, e Casa Matos, em Realengo, na sexta-feira (28/6). No segundo semestre, outras 23 cozinhas deverão ser abertas em diferentes comunidades e bairros, totalizando 55 unidades em todo o Rio.

• 26 de junho de 2024