Parceria entre a Prefeitura do Rio e Firjan Senai abre 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes

Publicado em 01/10/2021 - 13:37 | Atualizado
Objetivo é qualificar os trabalhadores para vagas de emprego que estão em demanda no mercado formal - Divulgação/Prefeitura

Uma parceria entre a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e a Firjan Senai abre 400 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes. O objetivo é qualificar os trabalhadores para vagas de emprego que estão em demanda no mercado formal como Construção Civil, Automotiva, Eletricidade e Refrigeração.

Requisitos:

Os interessados devem ser maiores de 16 anos – alguns cursos exigem idade mínima de 18 anos – apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de nível de escolaridade. Inscrições abertas de 01 a 08/10, das 8h às 17h, em cinco unidades Firjan Senai: Benfica, Tijuca, Jacarepaguá, Santa Cruz e Vicente de Carvalho.

As vagas serão distribuídas em 10 cursos: Eletricista de Obras, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Refrigeração Comercial, Eletricista Predial, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, Pedreiro de Alvenaria de Vedação, Cortador de Mármores e Granitos, Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Padaria e Confeitaria.

– Qualificação e Empregabilidade, essa é a marca da SMTE. Não há nada mais valioso para mudança de perspectiva de um jovem com poucas oportunidades, do que o investimento em aprendizado e capacitação para o seu futuro. Esse tem sido o foco do atual governo, investimento na geração de emprego e renda, qualificação profissional, políticas públicas voltadas à juventude, à mulher e às pessoas em vulnerabilidade social – destaca Sérgio Felippe, secretário municipal de Trabalho e Renda.

Para Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, em um cenário de constantes mudanças e cada vez mais exigente, manter-se atualizado é essencial.

– Essa é uma grande oportunidade para quem busca uma colocação e até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho. É importante expandir o horizonte para estar preparado para os novos desafios e adaptado às demandas. A parceria da Firjan SENAI com a Prefeitura do Rio visa contribuir para o aumento da produtividade do trabalho, do desempenho profissional e da empregabilidade – observa.

Locais para inscrição:

Inscrições, de 01 a 08/10, das 8h às 17h, e aulas presenciais, a partir do dia 11/10, nas unidades Firjan Senai, nos seguintes endereços:

– Instituto Senai de Tecnologia Automação Industrial Benfica – Pça. Natividade Saldanha, 19 – Benfica/RJ;
– Firjan Senai Tijuca – Centro de Referência em Alimentos, Bebidas, Panificação e Construção Civil – Rua Moraes e Silva, 53 – Tijuca/RJ;
– Firjan Senai Jacarepaguá – Avenida Geremário Dantas, 940 – Pechincha – Jacarepaguá/RJ;
– Firjan Senai Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 71 – Santa Cruz/RJ;
– Firjan Senai Vicente de Carvalho – Avenida Pastor Martin Luther King Júnior 6475 – Vicente de Carvalho/RJ.

Os cursos são totalmente gratuitos, com certificação Firjan Senai aos alunos concluintes, com aproveitamento e frequência. A primeira turma começa em 11 de outubro.

• 1 de outubro de 2021