No Dia do Trabalho, Prefeitura certifica novos empreendedores da Economia Solidária

Publicado em 30/04/2022 - 09:12 | Atualizado em 30/04/2022 - 16:21
A rede de Economia Solidária vai ganhar cem novos empreendedores - Prefeitura do Rio

O Dia do Trabalho será celebrado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), com a certificação de 100 novos empreendedores que integrarão a rede de Economia Solidária da cidade do Rio. A cerimônia acontecerá neste domingo, no Parque dos Patins, na Lagoa, e contará com a participação do secretário de Trabalho e Renda, Sergio Felippe, do subprefeito da Zona Sul, Flavio do Valle, e da representante do Fórum da Economia Solidária, Rosilene Ferreira da Silva.

No mesmo evento, o público poderá conferir os produtos comercializados pelas artesãs que realizam o Circuito de Feiras Rio Ecosol. São bijuterias, roupas, bolsas e objetos de decoração feitos à mão e com material reutilizável. E a partir das 14h, haverá uma roda de samba com o bloco carnavalesco Vagalume O Verde.

Os novos empreendedores passaram por uma capacitação e receberam orientações sobre produção, comercialização e consumo sustentável com base nos preceitos da Economia Solidária. Além dos certificados, eles receberão o crachá de identificação permitindo a participação nas feiras RioEcosol.

Atualmente, são 16 feiras em funcionamento, reunindo 314 artesãos. Cerca de 90% são mulheres.

Para o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Sergio Felippe,  a certificação dos novos empreendedores é emblemática no 1º de Maio, pois o segmento surge como forte alternativa para combater o desemprego no período pós-pandemia.

– Nosso papel é fomentar políticas públicas que fortaleçam a Economia Solidária no Município, possibilitando o surgimento de novos negócios e consequente geração de renda – explicou.

• 30 de abril de 2022