Feira de empregos para pessoas com deficiência oferece quase 600 vagas no Rio

Publicado em 14/07/2023 - 11:00 | Atualizado em 14/07/2023 - 11:11

Um dos maiores desafios da empregabilidade no Brasil é a inclusão dos quase 17,2 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Para confrontar essa realidade e promover oportunidades, o Circuito “Dia D” – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (PCDs) será realizado nesta sexta-feira (14/7), das 9h às 16h, na Estácio Tom Jobim (Barra), Avenida das Américas, 4.200. Serão oferecidas 580 vagas para diversos postos de trabalho.

– O IBGE nos mostra que 8% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. Acontece que, no mercado de trabalho, mesmo com as cotas, a taxa de desocupação é maior entre os trabalhadores com deficiência do que entre as pessoas sem deficiência. Há estigmas, diferentes formas de discriminação, que a sociedade deve combater, e também a necessidade de uma atuação firme do Estado como intermediador da empregabilidade desse segmento – pontuou o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, lembrando que as cotas para PCDs atendem à Lei Federal 8.213/91, que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Para o vice-presidente do Instituto Rede Incluir, Antoniel Bastos, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho garante gestão humanizada, amplia a acessibilidade física, tecnológica e, acima de tudo, transforma a oportunidade em igualdade na vida daqueles que buscam o ambiente corporativo para demonstrar suas habilidades.

– Nosso evento tem tradição, compromisso histórico com a inclusão. Queremos mostrar para as empresas que a responsabilidade social passa pela inclusão no mercado dos PCDs, como é tendência mundial – ressalta Antoniel.

Serão cerca de 15 empresas de vários segmentos produtivos nos setores industrial, comercial e de serviços. Os interessados devem apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), documento de identidade, CPF, currículo atualizado e laudo.  O Circuito “Dia D” promove a inserção de diversas pessoas ao longo dos seus quase 10 anos de atuação no estado do Rio de Janeiro. A taxa de contratação por feira é de 20% a 40%.

O evento é organizado pelo Instituto Rede Incluir, organização sem fins lucrativos, com a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho MPT 1ª Região e a Comissão Permanente de Acessibilidade Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 1ª Região, Instituto de Seguridade Social INSS, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e demais instituições como a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD Rio e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), responsável pelo Centro Municipal de Trabalho e Emprego, o CIAD, na Avenida Presidente Vargas, 1.997, no Centro, uma referência na empregabilidade da pessoa com deficiência.

• 14 de julho de 2023