Novo serviço online facilita o licenciamento de projetos e empreendimentos no Rio

Publicado em 13/07/2023 - 10:54 | Atualizado em 14/07/2023 - 13:58
A cota de greide define o nível dos empreendimentos para o bom escoamento das águas de chuva - Divulgação

O licenciamento de projetos e empreendimentos no Rio ficou ainda mais fácil. A IplanRio, órgão ligado à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), e a Fundação Rio-Águas desenvolveram um novo serviço eletrônico para a solicitação de Declaração de Cota de Greide online. A partir de agora a abertura do processo para solicitar o documento passa a ser feita digitalmente, sem a necessidade de apresentação de documentos de forma presencial. A novidade torna mais ágil o licenciamento de projetos e empreendimentos na cidade. A declaração de cota de greide é importante para definir o nível em que os empreendimentos devem ser construídos para garantir o escoamento das águas pluviais.

O serviço faz parte de uma série de ações que têm sido desenvolvidas pela Fundação Rio-Águas e a SMTDI. O objetivo da parceria é tornar digital vários serviços da Fundação, e já estão disponíveis online o cadastro de profissionais para apresentação de projetos e a declaração de possibilidade de esgotamento pluvial.

A Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública é a coordenadora do processo que contou com a atuação das equipes do Processo.Rio, sistema que vem promovendo a digitalização de documentos municipais e, desde 2021, já digitalizou mais de 2 milhões de documentos, resultando em uma economia de cerca de R$ 12 milhões e um impacto de 56,8 toneladas de papel não impresso.

O Peticionamento Eletrônico é um módulo implementado no Processo.Rio onde, por meio do Carioca Digital, o cidadão poderá realizar solicitações à Prefeitura de forma online. É a cidade do Rio tirando o futuro do papel.

• 13 de julho de 2023