Publicado em 29/11/2019 - 15:15 | Atualizado em 25/05/2021 - 12:10
  • Início/
  • /
  • Conselho Municipal de Turismo realiza sua primeira reunião e analisa a participação do Trade turístico no Plano Verão 2019 da prefeitura.
Conselho Municipal de Turismo - Foto Alexandre Macieira

O Conselho Municipal de Turismo realizou, dia 19 de novembro, no Centro de Operações RIO (COR), sua primeira reunião, iniciando uma nova fase no gerenciamento do turismo da cidade.

Foram apresentadas e debatidas propostas como a participação do trade turístico no Plano Verão 2019 da Prefeitura do Rio, o regimento interno do Conselho, plataforma de gestão integrada de eventos, entre outros assuntos.

Para Paulo Jobim, Secretário Municipal de Turismo e Presidente do Conselho, a iniciativa é uma grande conquista para o Município, que passa a contar agora com um novo espaço de discussões e propostas para o desenvolvimento do segmento na cidade.

– A criação do Conselho Municipal de Turismo é uma oportunidade de integração de esforços entre os setores público e privado – afirmou Jobim.

O detalhamento para a participação do trade turístico no Plano Verão 2019 foi realizado pelos profissionais do Centro de Operações Rio (COR). As ações são baseadas em um sistema de comunicação  preventiva, reativa e ofertas de pernoite com descontos especiais para hospedagens emergenciais, conforme os novos estágios operacionais de alerta.

As iniciativas funcionariam a partir de uma comunicação efetiva entre o COR e as partes envolvidas, tendo como fontes de informações oficiais, o site do COR, o APP COR RIO, o número 1746 e as redes sociais do COR (Facebook e Twitter).

Segundo o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Cardeman, antes os estágios operacionais da cidade eram utilizados apenas para indicar chuvas, mas agora irão informar também sobre o que as chuvas afetam, como o trânsito e transportes.

– Esses estágios não serão usados só para chuvas, mas também para mobilização, com informações de engarrafamentos e da mobilidade da cidade – disse Cardemam.

– Por exemplo, se vai chover hoje à noite, a meteorologia previu isso e já me passou, eu tenho como entrar em Estágio de Mobilização. Aviso as equipes e as coloco em sobreaviso, e também comunico a população.

– Se tiver antecedência posso falar para levar guarda-chuva, não demorar para voltar para casa, ou também pedir para ficar onde está, se for um local seguro – completou Alexandre.

O Plano Verão 2019 é um planejamento operacional que visa mitigar os efeitos e preparar a cidade para as fortes chuvas que geralmente atingem o município nessa época do ano.

O secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim citou a força do impacto econômico do turismo para a economia do Rio de Janeiro e de eventos como o Rock In Rio 2019, quando a hotelaria atingiu a média de 78% de ocupação em sua primeira semana de realização, segundo os dados do Hotéis Rio. A estimativa é que o setor de eventos movimente mais de 14 bilhões por ano.

• 29 de novembro de 2019