Publicado em 26/06/2023 - 07:00 | Atualizado em 27/06/2023 - 10:42
  • Início/
  • /
  • Pontos turísticos como Cristo, Arcos da Lapa e Pão de Açúcar vão ser monitorados por gestores
Reprodução

Para aprimorar a experiência positiva dos visitantes que chegam ao Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Turismo criou a função de Gestores Locais de Áreas Turísticas, os G-TURs. Esses profissionais vão atuar em pontos estratégicos para o setor na cidade. São eles: Orla Conde/Boulevard Olímpico, Pão de Açúcar, Escadaria Selaron, Arcos da Lapa e Cristo Redentor/Trem do Corcovado.

Os nomes dos primeiros nomeados para a função estão sendo publicados no Diário Oficial. Eles terão, entre outras tarefas, que melhorar as condições de acessibilidade e infraestrutura, limpeza, sustentabilidade, sinalização e ordenamento urbano nesses locais. A ideia é que pontos turísticos muito visitados ganhem uma espécie de síndico, a exemplo dos subprefeitos.

A identificação dos G-TURs será por meio de uniforme especial, composto por um colete com a arte do projeto, que deixará o profissional bem visível aos turistas. Os gestores terão que produzir relatórios mensais, que serão usados na melhoria das políticas públicas dos pontos turísticos.

Os G-TURs vão atuar sempre em duplas, preferencialmente nas ruas. O programa terá a parceria de secretarias como as de Conservação e Assistência Social, e de  órgãos como CET-Rio, Rio-Águas, Rio Luz, Comlurb e Guarda Municipal.

• 26 de junho de 2023