Publicado em 12/08/2022 - 07:00 | Atualizado em 11/08/2022 - 21:05
  • Início/
  • /
  • Município lança escola para formar profissionais que vão trabalhar no setor de turismo
Aula inaugural da Escola Carioca de Turismo - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Uma nova turma de profissionais está em formação na recém-criada Escola Carioca de Turismo. Um grupo de alunos participou nesta quinta-feira (11/08) da primeira aula, ministrada no Morro da Urca, um dos cartões-postais da cidade. A iniciativa faz parte dos projetos da Prefeitura de qualificação de mão de obra. A ideia é revitalizar o setor, um dos mais afetados pela pandemia.

A escola é uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo com o Senac RJ. Nos próximos 12 meses serão mais de 3.700 profissionais formados em dez cursos de qualificação e profissionalização. A intenção é diplomar a primeira turma antes do início da alta temporada, no próximo verão.

A Escola Carioca de Turismo vai oferecer cursos de qualificação em inglês básico 1 (carga horária de 60h), espanhol básico (60h), turismo cultural (40h), alimentos e bebidas: protocolos e boas práticas de prevenção à Covid-19 (15h) e libras básico (40h). A ação inclui ainda turmas de capacitação e aperfeiçoamento em técnicas de serviços de garçom com ênfase em vendas (48h), recepção de hotéis: operação e procedimentos (40h), etiqueta, cerimonial e protocolos (36h), técnicas de organização de eventos (80h) e informações turísticas locais (80h).

Segundo a secretaria, qualificar os profissionais do setor favorece a geração de renda e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo. As inscrições podem ser feitas online, por meio do formulário disponível no site https://www.turismo.prefeitura.rio/escola-carioca-de-turismo/. Para os cursos de capacitação é necessário ser maior de 18 anos e ter ensino fundamental completo. O pré-requisito para as turmas de qualificação é formação prévia na área.

• 12 de agosto de 2022