Seop leva força-tarefa de ordenamento para a Tijuca nesta quarta, 5

Publicado em 05/02/2020 - 13:00 | Atualizado em 18/03/2020 - 10:41

Pelo segundo dia na Zona Norte, ação também passou, na noite desta terça, por Vila Isabel registrando irregularidades sanitárias, comerciais e de trânsito

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realiza, nesta quarta-feira, dia 5, ação especial de ordenamento na Tijuca, na Zona Norte. Agentes de diversos órgãos municipais, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizam o comércio e o trânsito, além de promover a limpeza urbana e o acolhimento à população em situação de rua, em especial na Praça Saens Peña e entorno.

Neste momento, ambulantes e estabelecimentos comerciais em desacordo estão sendo devidamente orientados e notificados para permitir a desobstrução das calçadas para circulação de pedestres. Na fiscalização do Código de Trânsito, equipes do setor de reboques atuam na remoção de veículos estacionados irregularmente. Uma ligação clandestina de energia elétrica já foi desativada pela RioLuz.

Vila Isabel – Esta é a segunda ação especial na Zona Norte nesta semana: na noite desta terça-feira, dia 4, os trabalhos aconteceram na área do Boulevard 28 de Setembro e da Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel. Diversos estabelecimentos comerciais foram fiscalizados quanto ao licenciamento e condições sanitárias. Cinco deles foram notificados por exposição de mercadorias, e dois autuados por irregularidades como colocação de mesas e cadeiras, sem autorização, em área pública.

Na ocasião, a Vigilância Sanitária aplicou cinco autos de infração e duas intimações, além de realizar uma interdição total e manter outra parcial. No comércio ambulante, 25 vendedores irregulares foram orientados, cinco trailers notificados, três ambulantes legais autuados, e dois carrinhos de mercado e um botijão de gás apreendidos. Além disso, um veículo foi removido por estacionamento irregular e outros três foram infracionados; e 100 quilos de resíduos sólidos foram recolhidos.

Órgãos – Com integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a força-tarefa desta quarta conta com agentes de diversos órgãos municipais: Guarda Municipal e Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), da Seop; coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda; secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Infraestrutura, Habilitação e Conservação (SMIHC); Comlurb; e Rioluz; além da Polícia Militar, no apoio.

• 5 de fevereiro de 2020